A Nokia anunciou ontem o lançamento da nova versão do seu kit de desenvolvimento de software, o Mobile Internet Toolkit 3.1. Este kit é parte de uma solução completa da empresa para a criação e comercialização de serviços MMS - Multimedia Messaging Services - por operadoras e fornecedores de conteúdos. O kit está disponível para download no endereço www.forum.nokia.com/tools.



O MMS permite que os utilizadores de telemóveis compatíveis com esta tecnologia enviem mensagens combinando texto, imagens, gráficos e som numa única mensagem. A Nokia tem vindo a apoiar o lançamento de soluções MMS um-para-um e de serviços de fornecimentos de conteúdos com uma gama completa de plataformas de infra-estrutura baseadas nesta tecnologia e uma linha de dispositivos móveis compatíveis com MMS.



A nova versão do Mobile Internet Toolkit da Nokia tem como objectivo impulsionar a adopção do MMS ao disponibilizar um ambiente de teste e simulação baseado num PC que oferece aos programadores o potencial de criarem e testarem facilmente mensagens MMS. O kit inclui a capacidade de editar ou auto-gerar ficheiros no formato Synchronized Multimedia Internet Language (SMIL), correspondente à porção de uma mensagem MMS que contém instruções relativas à apresentação do conteúdo multimédia.



Para além disso, vem com o simulador do Nokia Mobile Browser 3.0.1, que suporta o protocolo WAP 2.0 (Wireless Application Protocol) e tecnologias da Web como Extensible Hypertext Markup Language (xHTML) e Cascading Style Sheets (CSS).



No site Forum da Nokia estão disponíveis para download e utilização com o Mobile Internet Toolkit vários simuladores de telemóveis da fabricante finlandesa baseados em modelos comercializados no mercado pela Nokia, permitindo ver antecipadamente diferentes aplicações de browsers e de messaging.



De acordo com a empresa, o Mobile Internet Toolkit 3.1 possui um interface de utilizador flexível que disponibiliza aos programadores editores fáceis de utilizar, bem como novas preferências e modos de visualização. Os programadores podem navegar e requerer URLs a qualquer servidor da Web na Internet através de um gateway WAP ou utilizar uma versão limitada do servidor Nokia WAP incluído no kit. Pode-se também guardar e aceder a aplicações a partir do sistema de ficheiros de um PC.



Notícias Relacionadas:

2002-06-28 - Nokia coloca modelo 7650 de telemóvel no mercado

2002-06-17 - Nokia disponibiliza telemóvel com ecrã a cores e MMS