As previsões de algumas consultoras apontavam para 2012 o momento em que as vendas de notebooks iriam ultrapassar os computadores desktop a nível global, mas a iSuppli diz que isso já aconteceu no terceiro trimestre de 2008. Segundo a empresa, no terceiro trimestre os portáteis registaram vendas de 38,6 milhões de unidades, mais 40% do que no período homólogo.

A tendência crescente de mobilidade e a ascenção dos notebooks low cost tem vindo a impulsionar as vendas de portáteis, sobretudo nos mercados mais maduros, como a Europa e os Estados Unidos, mas a nível global eram ainda os computadores de secretária que dominavam as vendas.

No trimestre em análise pela iSuppli as vendas de Pcs cairam 1,3 por cento face ao ano anterior, com um volume de 38,5 milhões de unidades, muito próximo do número global de notebooks vendidos.

Os dados da empresa colocam a HP na liderança das vendas globais, com uma quota de 18,8 por cento e vendas de 14,9 milhões de unidades. A Dell está em segundo lugar, mas só com 11 mihões de PCs vendidos, seguindo-se a Acer com 9,8 milhões. A Lenovo e a Toshiba estão no quarto e quinto luhar, com quotas de mercado de 7,5 e 4,6 por cento, respectivamente.