Já se sabia que a Canon está a preparar o lançamento da nova EOS R3, uma câmara direcionada aos profissionais mais exigentes e entusiastas de fotografia. As primeiras características anunciadas deram conta que o novo modelo seria a conjugação das melhores funcionalidades da EOS 1D X e a mirrorless EOS R5, sobretudo essenciais para profissionais que necessitam de captar imagens ultrarrápidas, num equipamento que se pretende fiável e com maior durabilidade.

A nova câmara pretende ter a velocidade operacional e a experiência ótica do viewfinder da EOS-1D X, mas ao mesmo tempo as características silenciosas da EOS 5, o seu tamanho compacto e claro, a capacidade híbrida para gravar vídeo. Outro aspeto que já se sabia é que o modelo seria a primeira câmara EOS a estrear o novo sensor BSI CMOS, combinado com o processador DIGIC X, o que lhe permite ser mais rápida tanto a filmar como a fotografar.

A marca diz que consegue disparar 30 FPS com tracking AF/AE ativo, reduzindo a destorção quando utiliza o seu obturador eletrónico. O seu sistema de tracking permite focar mais rapidamente a ação através do sistema de nova geração dual Pixel CMOS AF, o que significa a capacidade de fazer tracking aos olhos, cabeça e corpos dos sujeitos fotografados.

E por isso, a Canon revelou agora que a nova câmara vai poder oferecer alta-velocidade de performance de AF tracking, capaz de seguir automóveis e motas de corrida, focando-se nos mesmos. A marca afirma que a máquina fotográfica consegue disparar 30 FPS em modo RAW contínuo, acompanhado pelo disparo do flash eletrónico. E o viewfinder da EOS R3 permite selecionar pontos AF apontando com os olhos.

Mesmo ao nível de performance com fracas condições de iluminação mantém o seu autofoco com estabilizador de imagem coordenado e protegido até 8 passos contra a vibração da câmara, suportado pela tecnologia de estabilização de imagem da Canon. A marca diz que mesmo utilizando a câmara na mão, em condições de fraca iluminação, os registos fotográficos são de grande qualidade, pois utiliza o IS do sensor da câmara juntamente com a IS ótica das objetivas de Baioneta RF.

A nível físico, a Canon EOS R3 também foi melhorada. Antes resistia ao pó e salpicos, mas a empresa firma que a sua nova construção permite resistir a condições meteorológicas mais agressivas. A câmara é também mais ergonómica e flexível para ser manuseada tanto na vertical como na horizontal, com os seus botões colocados numa disposição que podem ser acedidos facilmente. E oferece o ecrã flexível, para que possa ver facilmente o que está a gravar, de qualquer ângulo. A sua construção em magnésio promete ser mais resistente, mas também mais leve.

Canon EOS R3

Outras características técnicas dizem respeito à qualidade de vídeo em 4K Canon Log 3, capacidade de vídeo oversampled 4K e ainda gravação interna em formato RAW. O equipamento pode ser ligado a uma rede Wi-fi de 5 GHz, mas também por cabo LAN. A marca afirma que a câmara tem um novo acessório que se encaixa no equipamento para fornecer energia e capacidade de comunicação.

No geral, e apesar desta câmara ser direcionada para profissionais, a Canon promete diversas automatizações para facilitar o trabalho aos fotógrafos e criadores de vídeo. Diz mesmo que os utilizadores nem precisam de se preocupar se a máquina está focada ou não, porque faz esse trabalho automaticamente, o que se torna ideal para fotógrafos de desporto, vida selvagem ou notícias, para nunca perderem os elementos em alta velocidade do ecrã.

A câmara tem uma ranhura dupla para cartões de memória SD ou CFexpress e é alimentada por uma bateria LP-E19 de alta capacidade, semelhante ao modelo EOS-1D X Mark III. A marca incentiva assim aos utilizadores trocarem e partilharem as baterias entre os seus equipamentos.

A Canon ainda não avançou com a data de lançamento ou preço da nova EOS R3.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.