Em conjunto com vários fabricantes japoneses da área de electrónica de consumo - entre as quais se contam a Hitachi, Toshiba e Matsushita - a Intel e a Sony estão a desenvolver uma nova norma para a gestão e cópia de conteúdos digitais. O Digital Transmission Content Protection sobre IP (DTCP) pretende garantir uma maior liberdade aos utilizadores para a utilização do mesmo conteúdo em diversos equipamentos, ao mesmo tempo que assegura a protecção do direito de autor dessas peças.




A proposta para este novo standard deverá ser apresentada ainda hoje, durante o Intel Developer Forum em San Jose, e o objectivo é integrá-la nas soluções de redes domésticas desenvolvidas pelas empresas, adianta a C|net. A versão do standard DTCP está quase completa, o que indica que em breve poderá ser proposta a um organismo de normalização.


Afirmando que este novo padrão pretende reconciliar as posições divergentes dos utilizadores e das empresas que receiam um aumento da pirataria dos conteúdos digitais, Louis Burns, do grupo de plataformas para desktops da Intel, explicou à mesma fonte que o DTCP poderá proteger os links dentro do ambiente doméstico. Desta forma o utilizador pode fazer download de música ou filmes em qualquer PC ou equipamento digital dentro da sua casa mas não pode transmiti-lo para fora dessa rede ou copiá-lo.



As duas empresas estão a trabalhar no sentido de facilitar a troca de conteúdos entre os diversos equipamentos, respondendo à exigência crescente dos utilizadores de alargar as plataformas de visionamento de filmes e audição de música a dispositivos móveis, televisores e leitores de DVD.


Advogando que num futuro não muito distante os televisores e leitores de DVD integrarão um ponto de acesso para ligações à rede doméstica, Louis Burns acredita que a nova norma poderá assegurar os direitos e necessidades de utilizadores e produtores de conteúdos.

Notícias Relacionadas:

2003-04-01 - Consórcio de streaming prepara especificação de gestão de direitos digitais

2002-08-08 - Sony desenvolve tecnologia OpenMG X de protecção digital de direitos de autor