Depois de ter revelado oficialmente as primeiras imagens do novo sistema de realidade virtual PS VR, para a PlayStation 5, a Sony nunca mais avançou com detalhes sobre o periférico. Mas há novas informações, que devem ser consideradas como rumores, de algumas especificações e funcionalidades do headset partilhadas pela UploadVR, baseados em fontes próximas ao produto.

Em primeiro a confirmação de uma resolução 4K do headset (4000x2040) ou melhor, 2000x2040 por cada olho. É referido que o headset tem um regulador para ajustar a separação das lentes, o que torna mais confortável o seu uso. Utiliza também tecnologia de tracking dos olhos para maior precisão de profundidade, assim como melhorar a perícia do jogador a arremessar objetos, por exemplo.

A tecnologia vai também melhorar a imagem daquilo que o utilizador está a olhar e criar um efeito de blur em torno da sua visão periférica. Este sistema pretende simular a perceção dos olhos sobre o mundo que observa. Tecnicamente vai ajudar o processador a definir os objetos que apresenta em alta resolução, apenas quando o jogador está a olhar.

E para completar a experiência, o headset terá um motor que pode ser utilizado para criar experiências baseadas em vibrações, para maior feedback háptico. O headset vai utilizar câmaras para controlar o posicionamento dos novos controladores, o que poderá simplificar os controlos e dar mais liberdade aos jogadores.

Já se sabe que o headset vem acompanhado de um par de comandos especiais, deixando assim de lado os Move. Destaque para os seus gatilhos adaptativos, o feedback háptico e a deteção do toque dos dedos nos novos periféricos, que herdam algumas das melhores características do DualSense da PlayStation 5. A imersão tem sido a palavra-chave da Sony para as suas experiências oferecidas na PS5, nomeadamente a forma como os jogadores “sentem” nas mãos os movimentos e efeitos dos jogos. Segue-se agora a realidade virtual, com o mesmo foco.

Sony abandona o Move e apresenta os novos comandos para o PS VR da PlayStation 5
Sony abandona o Move e apresenta os novos comandos para o PS VR da PlayStation 5
Ver artigo

Outra novidade do novo periférico é a deteção do toque dos dedos sem a necessidade de pressão, aplicado às áreas onde se colocam tanto o polegar, como o indicador ou os dedos do meio. Nesse sentido, procura-se gestos mais naturais das mãos durante as partidas. É também explicado que o comando é captado pelo novo headset através de um anel localizado na sua área inferior.

Apesar de não ser um headset wireless, como o Oculus Quest, a Sony reduziu o número de cabos para apenas um, como anunciado anteriormente. O UploadVR avança que esta ligação seja através de um cabo USB-C.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.