A nova linha de leitores de música lançada pela Sony entre Abril e Março no mercado japonês tem conseguido abalar a posição da Apple na tabela nipónica de vendas de leitores de música digitais. A empresa americana mantém a primeira posição no mercado de leitores de música com disco rígido, até porque a oferta da Sony para esse segmento é pouco competitiva e pouco diversificada.



Contudo, a marca japonesa já lidera o mercado no segmento de leitores de música com memória flash. Neste domínio o iPod Shuffle (que também usa memória flash foi ultrapassado pela Sony em Maio e Junho, mesmo sendo mais barato que os modelos concorrentes da Sony.



Se em Março a Sony tinha uma quota de 4 por cento no mercado japonês de leitores de música com memória flash, em Abril essa quota já era de 16 por cento e nos dois meses seguintes acabou por se fixar nos 27 por cento, ultrapassando a Apple que neste segmento passou a ter uma quota inferior a 20 por cento, revelam números apresentados da BCN.



A nova linha de leitores de música Sony inclui vários modelos com chips de memória flash que permitem armazenar 256 MB, 512 MB ou mesmo 1GB e dois modelos com disco rígido oferecem 20 e 30 GB, o que os torna pouco competitivos pois excedem em muito o que parecem ser as necessidades médias de capacidade dos utilizadores deste tipo de equipamentos. Os modelos mais vendidos pela Apple tem 4 e 6 GB e permitem guardar entre mil e 1500 músicas, enquanto os modelos da Sony chegam às 10 mil faixas.



Para já os analistas consideram difícil estender o sucesso da Sony aos mercados europeu e americano, sobretudo devido à forte posição que a Apple mantém em ambos, controlando mais de metade das vendas. Os mesmos analistas consideram, no entanto, que a Sony pode ser bastante mais competitiva neste mercado, que deverá crescer a um ritmo de 104 milhões de unidades ao ano até 2009, apontam previsões da In-Stat.



Para reforçar posição a Sony terá de investir mais e segundo um modelo diferente no serviço de música de suporte à sua oferta, face ao pouco sucesso do actual serviço Connect, dizem especialistas citados pela C|Net.



Notícias Relacionadas:

2005-01-12 - Apple aposta em versões de preço reduzido de Mac e de iPod para fazer face à concorrência

2004-02-19 - iPod com mais de 100 mil encomendas antes de lançamento nos EUA

2003-05-06 - iTunes Music Store da Apple supera um milhão de músicas vendidas numa semana