O mercado global de smartphones prepara-se para uma mudança histórica neste final do ano de 2025. De acordo com o mais recente relatório da Counterpoint Research, a Apple está prestes a ultrapassar a Samsung no volume de envios de smartphones pela primeira vez em 14 anos, uma posição que a empresa de Cupertino deverá manter até, pelo menos, 2029.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Segundo o relatório, as previsões apontam para um crescimento geral do mercado de 3,3% em 2025, impulsionado sobretudo pela performance excecional da marca da maçã. Esta, por sua vez, deverá registar um crescimento de 10% nos seus envios anuais, alcançando uma quota de mercado global de 19,4%, superando assim os 18,7% esperados para a rival sul coreana.

Este domínio da Apple é atribuído, em grande parte, ao forte impulso das vendas da série iPhone 17, mesmo incluindo o “mal-amado” iPhone Air, e ao facto de um vasto ciclo de utilizadores que adquiriram smartphones durante o boom da COVID-19 estarem agora a entrar na fase de substituição dos seus dispositivos.

Previsão 2025
Previsão 2025 Previsão de entregas de smartphones, de 2010 a 2029, segundo a consultora Counterpoint Research

Já a Samsung, embora deva crescer 4,6% no total dos seus envios anuais, não conseguirá manter o primeiro lugar que detém há mais de uma década. O seu desempenho será sustentado pela resiliência da série Galaxy A nos mercados emergentes, mas o segmento de gama média e baixa enfrenta uma competição cada vez mais feroz por parte dos fabricantes chineses.

Estes fabricantes, como a Xiaomi, Transsion, Vivo e Oppo, continuam a apostar fortemente nos mercados externos (Índia, Sudeste Asiático e América Latina) para compensar os fracos resultados no mercado doméstico chinês, ao mesmo tempo que procuram migrar para segmentos de preço mais alto, focando-se em dispositivos premium, dobráveis e com capacidades de Inteligência Artificial, procurando afastar-se da estratégia focada apenas no volume, ou seja, procurando um crescimento mais orientado para o valor.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.