Portabilidade, facilidade de utilização e preço a rondar os 700 euros. Estas são as bases principais da nova linha de produtos que a Lenovo está a lançar, que aliás é uma sub marca e que tem um novo nome que mesmo assim herda a experiência do ThinkPad. A nova linha de produtos chama-se ThinkBook e foi pensada especialmente para as pequenas e médias empresas que continuam a comprar portáteis de consumo em vez de produtos profissionais, perdendo serviço e robustez pelo meio.

IFA 2018: 5 novos Yoga e um ThinkPad X1 Extreme são as “estrelas da companhia” da Lenovo em Berlim
IFA 2018: 5 novos Yoga e um ThinkPad X1 Extreme são as “estrelas da companhia” da Lenovo em Berlim
Ver artigo

O ThinkBook 13s é o primeiro produto da nova linha a chegar à Europa – noutras regiões há uma versão de 14 polegadas -  e vai estar à venda a partir de junho, por um preço que começa nos 699 euros. Mas vai haver mais, garantiu hoje aos jornalistas Jerry Paradise, vice presidente da área comercial da Lenovo ainda antes do início oficial do Lenovo Accelerate 2019 que decorre em Orlando, na Florida.

A Lenovo já tem uma longa experiência com portáteis profissionais e o ThinkPad, que adquiriu à IBM, já celebrou os 25 anos de existência. Por isso parte de uma posição privilegiada na inovação e tecnologia para as empresas, mas uma análise às necessidades e interesses dos clientes fez com que criasse esta nova linha de portáteis, onde junta o design e a tecnologia com preço e os serviços e garantias que são essenciais para as empresas.

O ThinkBook 13s é um modelo de 13 polegadas, com um ecrã de moldura muito fina que ajuda a reduzir a dimensão total do portátil. Pode ser colocado numa posição totalmente horizontal, abrindo a 180 graus, e tem um chassi em alumínio e magnésio, com uma finalização em cinzento mineral. Com 1,5 kg de peso o ThinkBook é uma solução portátil e elegante para uma nova geração de profissionais que estão habituados a ter equipamentos com design e cores mais arrojadas.

A nível das funcionalidades a Lenovo fez questão de “artilhar” o ThinkBook com algumas das funicionalidades que já tem na linha ThinkPad. Um único botão faz a autenticação por impressão digital e liga o equipamento, há uma cobertura física para a câmara de vídeo (o ThinkShutter) e o teclado é resistente a líquidos e tem teclas décadas para chamadas por Skype.

Segundo a informação partilhada, o portátil tem uma bateria que dura até 11 horas e carregamento rápido que permite recarregar até 80% da bateria em apenas uma hora. O ecrã é Full HD, com Dolby Vision e o áudio suporta Dolby Audio com colunas Harman.

Por dentro há processadores Intel Core de 8ª geração, discos SSD e uma gráfica integrada Intel UHD 620, ou uma AMD Radeon 540X, consoante o modelo.

Os novos portáteis ThinkBook 13s vão estar à venda na europa em junho e os preços começam nos 699 euros.

Nota da Redação: o SAPO TEK viajou para a Lenovo Accelerate 2019 a convite da Lenovo.