A Adobe quer colocar inteligências artificiais ao leme da edição fotográfica. Numa das suas últimas experiências, a empresa desenvolveu um novo sistema que permite a transferência de estilos de edição entre duas imagens distintas. Não como já fazem alguns programas, mas de forma aprofundada.
Esta nova técnica foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Cornell e chama-se "Deep Photo Style transfer". Na prática, o sistema serve para transformar qualquer imagem de acordo com a edição aplicada a uma outra. O processo dá-se de forma automática e, ao utilizador, cabe apenas selecionar qual a fotografia que pretende transformar e qual a fotografia de onde pretende copiar o estilo de edição. A IA depois encarrega-se de aplicar as cores, a saturação, a luz, os contrastes e de ajustar todas as outras variáveis à imagem em questão.
Nos exemplos publicados é possível perceber a qualidade da aplicação que chega a transformar uma imagem captada à tarde, ainda com alguma luz natural, numa paisagem citadina noturna. A Adobe diz já ter feito um estudo acerca da fiabilidade destes resultados junto de alguns utilizadores e 80% dos inquiridos revelou ter achado as fotografias fiéis aos estilos de edição onde se baseavam.
O próximo passo, diz a equipa responsável, passa por afinar o sistema de forma a que este consiga dividir melhor os elementos presentes na imagem para ajustar lhes ajustar as cores individualmente da melhor forma possível. O programa ainda não está disponível para todos, mas se é um utilizador de Linux, pode descarregá-lo diretamente do Github.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários