
A Adobe quer colocar inteligências artificiais ao leme da edição fotográfica. Numa das suas últimas experiências, a empresa desenvolveu um novo sistema que permite a transferência de estilos de edição entre duas imagens distintas. Não como já fazem alguns programas, mas de forma aprofundada.
Esta nova técnica foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Cornell e chama-se "Deep Photo Style transfer". Na prática, o sistema serve para transformar qualquer imagem de acordo com a edição aplicada a uma outra. O processo dá-se de forma automática e, ao utilizador, cabe apenas selecionar qual a fotografia que pretende transformar e qual a fotografia de onde pretende copiar o estilo de edição. A IA depois encarrega-se de aplicar as cores, a saturação, a luz, os contrastes e de ajustar todas as outras variáveis à imagem em questão.
Nos exemplos publicados é possível perceber a qualidade da aplicação que chega a transformar uma imagem captada à tarde, ainda com alguma luz natural, numa paisagem citadina noturna. A Adobe diz já ter feito um estudo acerca da fiabilidade destes resultados junto de alguns utilizadores e 80% dos inquiridos revelou ter achado as fotografias fiéis aos estilos de edição onde se baseavam.
O próximo passo, diz a equipa responsável, passa por afinar o sistema de forma a que este consiga dividir melhor os elementos presentes na imagem para ajustar lhes ajustar as cores individualmente da melhor forma possível. O programa ainda não está disponível para todos, mas se é um utilizador de Linux, pode descarregá-lo diretamente do Github.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários