O Gabinete Nacional de Segurança já tem pronta a segunda versão da Estratégia Nacional de Segurança e vai apresentar o documento ao Conselho Nacional de Cibersegurança em dezembro, adiantou hoje o Almirante Gameiro Marques, diretor do CNS, numa conferência organizada pela Samsung Portugal no forte de São Julião em Oeiras. A primeira versão foi publicada em 2015 e esta atualização faz o alargamento a novas entidades e inclui também um Plano de Ação.

A ligação à academia, e à área de investigação e desenvolvimento, foi feita na referência ao processo de certificação do Samsung Knox, que é a primeira do género em Portugal e que contou com uma parceria com a Universidade do Porto. O diretor geral do GNS lembra que esta trilogia entre o Estado, Academia e Empresas é muito importante para fazer com que a Estratégia seja verdadeiramente nacional e inclusiva. “Se não incluísse a academia e as empresas era uma estratégia puramente estatal”, afirma.

Ao SAPO TEK o Almirante Gameiro Marques explicou que esta nova versão da Estratégia Nacional de Cibersegurança também prevê o alargamento às Regiões Autónomas e às autarquias, o que é muito relevante. As regiões autónomas vão passar a ter assento no Conselho Nacional e será feito um trabalho muito relevante com as autarquias locais, afirma. “É um desafio grande”, explica.

O diretor geral do Gabinete Nacional de Segurança destacou ainda um dos pontos que considera mais importantes desta nova estratégia. “Esta revisão prevê um Plano de Ação […] é uma ferramenta de controlo e monitorização da estratégia”, explica, adiantando que vão ser implementada 120 dias depois da apresentação da nova versão da estratégia e prevê relatórios periódicos