Depois de todas as novidades que apresentou em palco durante a conferência principal da BUILD, o evento mundial de programadores, a Microsoft disponibilizou uma nova versão de testes do Windows 10. O objetivo é que todos possam já experimentar algumas das novidades mais relevantes do renovado sistema operativo.

A versão Windows 10 build 10074 traz algumas das alterações de design que foram mostradas ontem, 29 de abril, aos programadores. Isso inclui o estilo Aero Glass, que coloca transparência e um efeito desfocado no Menu de Início, que agora é um híbrido entre os programas mais usados e um conjunto de mosaicos dinâmicos.

Os mosaicos também receberam um upgrade e agora têm um efeito de transição em 3D, que substitui o efeito de “virar” que é atualmente aplicado no Windows 8 e 8.1.

A Microsoft diz ainda que a mais recente versão de testes do Windows 10 traz uma versão mais completa do assistente virtual Cortana, que inclui por exemplo as respostas rápidas do Bing. A Cortana está ainda mais integrada com o Start Menu, fazendo deste “ícone” do Windows um regresso em grande e cheio de novas funcionalidades.

Por fim destaque para o facto de também ter sido disponibilizada a versão Windows 10 IoT Core Insider, que é focada em micro-computadores e módulos para a Internet das Coisas. Quer isto dizer que esta technical preview pode agora ser instalada no Raspberry Pi 2,um dos módulos do it yourself mais populares do mundo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico