A Apple já disponibilizou a versão final do Mac OS X Mavericks para os programadores, uma release conhecida como Golden Master. A chegada desta versão é sinónimo de que o lançamento da versão para utilizadores finais está próximo.

O mais provável é que os donos de computadores Mac possam descarregar o Mac OS X 10.9 a 23 ou 30 de outubro, datas que estariam em linha com os dois últimos lançamentos do sistema operativo. Por norma, após a disponibilização da versão Golden Master, a versão para consumidores é lançada na penúltima ou última quarta-feira desse mês.

A tecnológica de Cupertino apenas referiu até ao momento que o lançamento acontecerá algures no "outono".

[caption]Mac OS X

A par do sistema operativo a Apple disponibilizou ainda a versão Golden Master da ferramenta de programação Xcode 5.0.1, que deverá sair ao mesmo tempo que o Mavericks.

[/caption]
Alexandre Ribeiro, membro da equipa de desenvolvimento da Eleven Systems, explicou recentemente ao TeK que a compatibilidade do Xcode 5 apenas com as versões 10.8 e 10.9 do Mac OS X é vista como uma limitação no desenvolvimento mais amplo de aplicações para o iOS 7.

Os leitores podem ainda consultar a Sugestão TeK onde são enumeradas as principais novidades que o Mavericks vai trazer relativamente às versões anteriores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.