Já está disponível a nova versão do Mac OS, o sistema operativo da Apple para desktop. Anunciada no início de Junho num evento conduzido por Steve Jobs, a mais recente versão do sistema operativo da fabricante da maçã introduz mais de 250 novidades.



O Lion, nome escolhido para a actualização, tem um sistema de email renovado, integra de raiz com a loja de aplicações lançada pela Apple para o sistema operativo, garante suporte para aplicações de ecrã inteiro e introduz novos elementos de interface. Um exemplo é o novo Mission Control, que permite ter uma visão global de tudo o que está a ser executado no sistema operativo a cada momento.



Novidade são também aplicações como o Resume, que permite voltar a usar uma aplicação no mesmo ponto em que o utilizador a deixou na vez anterior, ou o AirDrop, que pesquisa outros Macs nas redondezas e cria uma ligação sem fios entre equipamentos, para facilitar a troca de ficheiros.



Uma novidade da nova versão do sistema operativo é também o facto de passar a estar disponível através da loja online sendo, aliás, para já esta a única forma de ter acesso à actualização ao Mac OS X 10.6.6 Snow Leopard.



A versão app da actualização é bem menos pesada que o habitual - tem cerca de 4 GB - e também mais light ao nível do preço, custa 23,99 euros. Os utilizadores que adquiriram o seu Mac depois do dia 6 de Junho nas lojas Apple ou revendedores autorizados têm acesso gratuito à actualização.



Em Agosto, o Lion fica também disponível para comercialização através de uma pen drive que poderá ser comprada na Apple Store. Vai custar 59 euros.



O Mac OS X Lion Server requer a instalação do Lion e está disponível na Mac App Store por 39,99 euros, informa ainda a Apple, que hoje lançou uma série de outras novidades, numa nota de imprensa.