A WinZip Computing lançou recentemente no mercado a versão 8.1 do seu software para a compressão e descompressão de ficheiros Zip e outros formatos populares. Como em todas as actualizações do WinZip dos últimos 10 anos, os utilizadores registados nas versões em inglês anteriores poderão fazer o download da nova versão do software a partir do site da WinZip.



Quem quiser adquirir uma licença individual desta aplicação terá de pagar 25 dólares (28 euros ou 5.600$00), enquanto as licenças empresariais custam entre 22 (24,7 euros ou 4.900$00) e 4 dólares (4,4 euros ou 900 escudos), no caso de ser instalado em 2 postos de trabalho ou mais de 799.



O WinZip 8.1 continua a apostar na integração com o Windows e inclui agora novas características do interface do Windows XP. Segundo a WinZip Computing, o software é passivel de ser utilizado tanto como uma parte integrante do Windows Explorer ou como uma aplicação separada.



Quando usado a partir do Explorer, o WinZip apresenta novas entradas de contexto do menu para extrair directamente para a pasta aberta ou pastas recentemente utilizadas, assim como características de Zip e email melhoradas, nomeadamente a compressão e envio por correio electrónico de ficheiros e pastas de forma mais fácil, a capacidade de extrair a partir de múltiplos ficheiros Zip numa só operação e uma nova opção para imprimir listas de arquivo directamente do Explorer. Na nova versão as novas funcionalidades para o Explorer são agora completamente configuráveis: os utilizadores podem escolher quais as entradas que querem adicionar ao menu de contexto do Explorer.



Como aplicação isolada, os utilizadores podem escolher entre um Wizard ou o interface clássico. Juntamente com variadas melhorias ao interface, as novas características incluem a capacidade de dividir ficheiros Zip em peças múltiplas para uma transmissão e arquivo mais fáceis, e o ícone Quick Pick que surge na barra de tarefas, possibilitando o acesso instantâneo ao WinZip e aos ficheiros Zip recentemente usados.


O WinZip deverá ser um dos produtos dos quais se faz mais downloads da Internet. Segundo o seu fabricante, até à data já foram efectuados mais de 50 milhões de downloads apenas a partir de um único site, no endereço http://download.cnet.com.