A nova Apple TV já está disponível para compra. A quarta-geração da set-top box da tecnológica norte-americana está disponível em duas versões que são idênticas entre si, exceto no espaço de armazenamento: uma tem 32GB e outra tem 64GB.

Nesta nova versão da Apple TV o destaque vai para a questão das aplicações de conteúdos: há um novo sistema operativo, o tvOS, que suporta agora várias aplicações que estão no iTunes, assim como vários jogos. Desta forma o utilizador tem uma Apple TV mais parecida com um iPhone, já que as versões anteriores eram um pouco limitadas ao nível de apps.

Disney Infinity, Guitar Hero, Crossy Road ou Rayman Adventures são exemplos de jogos aos quais vai ter acesso com a nova Apple TV. O controlo remoto pode ser usado como comando, assim como o iPhone e o iPod Touch, caso seja um título que suporte multijogador local.

O novo comando da set-top box está mais talhado para a jogabilidade graças à inclusão de um pequeno painel tátil na parte superior. O controlador tem depois cinco botões - Iniciar/Pausar, Volume, botão de menu e botão de acesso à televisão e um dedicado à Siri. Este último acabará por não ter grande efeito em Portugal já que a assistente virtual não estará por agora disponível no mercado português.

Em termos de especificações, as novas Apple TV vêm equipadas com o chip A8, o mesmo que existe nos iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Estão ainda garantidas ligações HDMI, USB-C e Ethernet.

Um dos pontos negativos a apontar é o não suporte de conteúdos em Ultra HD.

Os preços são de 179 euros para a versão de 32GB e 229 euros para a versão de 64GB - sendo que o utilizador deve comprar o cabo HDMI em separado por mais 25 euros. Recorda-se que a Apple tem ainda no mercado a terceira geração da Apple TV por um preço muito mais acessível - 79 euros. E toda esta estratégia deverá fazer com que a marca da maçã venda 10 milhões de unidades da sua set-top box este ano.