A partir do final deste mês, a Novell disponibilizará no mercado aquela que denomina de primeira suite Linux para Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A Linux Small Business Suite 9 incluirá software Linux para servidor e desktop, a par de produtos de segurança e gestão, segundo adiantou ontem Jack Messman, CEO da empresa, durante a conferência de utilizadores Brainshare.




O pacote de produtos Linux para PMEs da Novell terá um custo a partir dos 475 dólares por cada cinco novas licenças de utilizador, e será capaz de suportar até três servidores e 100 utilizadores. A Dell e a HP já anunciaram o suporte à suite.




Na mesma conferência, e igualmente dirigido às empresas de menor dimensão, foi anunciado um novo programa denominado Market Start, através do qual a Novell se propõe ajudar as PMEs a promoverem o seu software open-source, em troca de uma quota parte do lucro.




Este programa irá combinar os produtos Linux da Novell com o software open-source das empresas que necessitem de impulsionar as vendas e o marketing. A Novell avança com o suporte para os produtos e espera poder posteriormente partilhar as receitas das vendas.




O Market Start começará com um número reduzido de parcerias, "duas ou três até ao final do ano", segundo o indicado por Angie Anderson, responsável pelo programa, citada pela C/Net, mas a partir daí o objectivo é que cresça até às dezenas ou centenas de parceiros.




Entre as áreas versadas está o accounting, o Customer Relationship Management e os cuidados de saúde.




Notícias Relacionadas:


2005-03-14 - Novell revela SuSE Linux Professional 9.3 na CeBIT
2004-12-29 - Novell avança com versão de teste do Open Enterprise Server