A Qualcomm apresentou o Snapdragon Wear 2500, um novo processador para relógios inteligentes baseados em Android, com características especiais vocacionadas para os mais novos. O chip promete uma maior eficiência na autonomia em 14%, suporta tecnologia 4G LTE, câmaras até 5MP, monitorização de localização e outros sensores. Segundo a tecnológica, o tamanho dos relógios para as crianças é um fator essencial, e dessa forma o Wear 2500 será cerca de 38% mais pequeno que as anteriores versões.

A fabricante deseja mesmo separar a tecnologia e criar uma gama apenas para crianças. Os processadores não foram concebidos para trabalhar nos habituais sistemas operativos Wear OS da Google, mas sim uma versão caraterizada da interface Android, nomeada Android for Kids. O objetivo é limitar o acesso a certas aplicações de origem, sendo pré-disponibilizadas as apps consideradas necessárias para as crianças e os respetivos pais.

Leak: Snapdragon 1000 poderá fazer marcação cerrada à Intel no segmento dos portáteis
Leak: Snapdragon 1000 poderá fazer marcação cerrada à Intel no segmento dos portáteis
Ver artigo

A Qualcomm deseja ainda focar-se em ferramentas e conteúdos multimédia que ajudem os mais novos no processo de aprendizagem. Nesse sentido os assistentes inteligentes podem ser uma fonte de informação para os jovens utilizadores. Por exemplo, a Alexa pode servir para responder às perguntas e curiosidades das crianças, ajudando ainda a compreender palavras de outras línguas. A conectividade para diversão com amigos, assim como aplicações desenhadas para manter as crianças ativas durante o dia, e em forma, serão igualmente disponibilizadas no processador.

Segundo a empresa, o Wear 2500 já começou a ser enviado para os fabricantes de smartwatches, tais como a Huawei, prevendo-se o lançamento dos primeiros modelos a tempo da época natalícia. Os kits de desenvolvimento já estão disponíveis para quem deseja trabalhar com os chips. Ainda segundo reportou o The Verge, a Qualcomm estará também a produzir um novo chip convencional para Android Wear OS, ainda por anunciar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.