A Qualcomm conquistou o seu estatuto com a comercialização de alguns dos melhores processadores móveis do mercado, mas como indicam alguns leaks, a empresa pode estar prestes a desbravar terreno no domínio dos computadores portáteis. De acordo com o portal WinFuture, que diz ter obtido detalhes sobre um novo chip, a empresa prepara-se para lançar o SDM1000, um CPU anteriormente referenciado em vários fóruns de tecnologia, que, alegadamente, será inteiramente desenhado com os computadores em mente.
O processador, que poderá ganhar o nome de Snapdragon 1000, vai ter dimensões a rondar os 20mm x 15mm e consumir mais energia do que os seus paralelos móveis. A ideia é concorrer diretamente com a Intel e com os processadores de baixa potência que a empresa comercializa para este segmento.
Os leaks indicam que este processador vai ter por base uma arquitetura ARM Cortex-A76, suporte para velocidades Ethernet gigabit, 16GB de RAM e 2 x 128GB de armazenamento.
Não se sabe quando é que a Qualcomm vai anunciar o SDM1000, mas o leak é consistente com alguns rumores que têm surgido online. Um dos colaboradores da empresa confirmou estar a trabalhar no chip como engenheiro para o Windows Multimedia Project.
A imprensa internacional sublinha que a Intel "está ansiosa" com o reforço deste competidor, uma vez que o sector onde durante vários anos foi dominante, está agora a subtrair parte da sua quota com a chegada de alternativas competentes.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários