A Qualcomm conquistou o seu estatuto com a comercialização de alguns dos melhores processadores móveis do mercado, mas como indicam alguns leaks, a empresa pode estar prestes a desbravar terreno no domínio dos computadores portáteis. De acordo com o portal WinFuture, que diz ter obtido detalhes sobre um novo chip, a empresa prepara-se para lançar o SDM1000, um CPU anteriormente referenciado em vários fóruns de tecnologia, que, alegadamente, será inteiramente desenhado com os computadores em mente.

Qualcomm estreia nova linha de processadores para gadgets da Internet das Coisas
Qualcomm estreia nova linha de processadores para gadgets da Internet das Coisas
Ver artigo

O processador, que poderá ganhar o nome de Snapdragon 1000, vai ter dimensões a rondar os 20mm x 15mm e consumir mais energia do que os seus paralelos móveis. A ideia é concorrer diretamente com a Intel e com os processadores de baixa potência que a empresa comercializa para este segmento.

Os leaks indicam que este processador vai ter por base uma arquitetura ARM Cortex-A76, suporte para velocidades Ethernet gigabit, 16GB de RAM e 2 x 128GB de armazenamento.

Não se sabe quando é que a Qualcomm vai anunciar o SDM1000, mas o leak é consistente com alguns rumores que têm surgido online. Um dos colaboradores da empresa confirmou estar a trabalhar no chip como engenheiro para o Windows Multimedia Project.

A imprensa internacional sublinha que a Intel "está ansiosa" com o reforço deste competidor, uma vez que o sector onde durante vários anos foi dominante, está agora a subtrair parte da sua quota com a chegada de alternativas competentes.