Está confirmado para final de Outubro o lançamento nos Estados Unidos do Natal, o novo sistema de controle da Xbox por gestos que pretende conquistar um novo tipo de jogadores.

A tendência de usar o movimento do corpo para controle das consolas fixas está a ganhar peso entre os principais fabricantes, com a Sony e a Microsoft a preparem para o final do ano os seus novos comandos.

O Natal já tinha sido anunciado em meados de 2009, mas só este ano chega às lojas, usando uma videocâmara com sensores ara reconhecer os movimentos dos utilizadores, introduzindo-os como comando nos jogos.

Para além da data de chegada às lojas, 26 de Outubro, começam a correr mais rumores sobre o preço deste add on, que poderá rondar os 150 dólares, cerca de 120 euros, um valor que está próximo dos comandos de algumas consolas mas que não deixa de ser elevado quando a própria consola custa menos do dobro.

O projecto Natal poderá ainda mudar de nome antes de ser comercializado, já que esta designação é assumida como provisória.

Recorde-se que a Microsoft já confirmou que está a reformular a sua divisão de telemóveis e entretenimento, na sequência da saída do vie-presidente de tecnologia para esta área, J. Allard.

Nota da Redacção: Face às dúvidas dos leitores, foi acrescentado que a videocâmara do Projecto Natal contém sensores o que já tinha sido amplamente explicado nas notícias anteriormente publicadas no TeK.