O DALL-3 é a nova versão do modelo de inteligência artificial da OpenAI que é capaz de gerar imagens a partir de texto. Entre as novidades anunciadas está a integração com o ChatGPT, com o modelo a estar disponível através das versões Plus e Enterprise do popular chatbot a partir de outubro.
De acordo com a empresa de Sam Altman, a mais recente versão do DALL-E foi “construída nativamente no ChatGPT”, dando aos utilizadores a possibilidade de usarem o chatbot como uma espécie de “parceiro de brainstorm” e para refinarem os comandos introduzidos. “Basta perguntar ao ChatGPT o que quer ver: de uma frase simples a um parágrafo mais detalhado”, afirma a OpenAI.
Clique nas imagens para ver mais sobre o DALL-E 3
A tecnológica explica que, quando o ChatGPT recebe uma ideia, o chatbot é capaz de gerar automaticamente comandos detalhados e ajustados para o DALL-E 3. Mas, se não gostar do que foi gerado, ou considerar que não se adequa totalmente à ideia que tinha em mente, sempre pode pedir ao ChatGPT que faça alterações.
O DALL-E 3 chega também com melhorias nas suas capacidades de criação de imagens que, segundo a OpenAI, passam a ter uma maior qualidade e refletem com mais precisão os comandos introduzidos.
Veja o vídeo
O modelo declina os comandos que lhe pedem para criar imagens ao estilo de artistas que ainda estejam vivos. Além disso, os criadores podem decidir se querem que as suas imagens sejam utilizadas para treinar as próximas gerações dos modelos de IA da OpenAI.
À semelhança do que sucedeu nas anteriores versões do modelo, a OpenAI tomou medidas para limitar as capacidades do DALL-E 3 no que toca à criação de conteúdo adulto, violento ou que incita ao ódio.
A empresa realça que foram tomadas medidas para declinar comandos que peçam por figuras públicas por nome. Há ainda melhorias na segurança de áreas de risco, como a criação de conteúdo relacionado com figuras públicas ou a tendenciosidade no que respeita à sobre ou sub-representação.
“Estamos também a investigar quais são as melhores formas de ajudar as pessoas identificarem quando uma imagem foi criada com IA”, detalha a tecnológica.
A par das novidades da OpenAI, ainda esta semana, a Google anunciou a chegada de novas funcionalidades ao Bard. Além da ligação ao Gmail, Maps, Youtube e Google Flights e Hotels para respostas mais personalizadas, há também a possibilidade de capacidade de carregar imagens com o Google Lens, de obter imagens da Pesquisa nas respostas e de modificar as respostas do chatbot, e que agora podem ser usadas em mais de 40 novos idiomas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Cientistas conseguem maior resolução de sempre em observações com telescópios terrestres -
App do dia
Metal Slug: Awakening traz para atualidade a experiência frenética das máquinas arcade -
Site do dia
Gosta dos clássicos puzzles Jigsaw? A Google tem uma proposta para passar o tempo -
How to TEK
Não quer que o Facebook use as suas fotos para treinar a IA? Saiba como bloquear
Comentários