A DJI revelou um novo drone criado para utilização comercial ou para equipas de salvamento, o Matrice 350 RTK. A fabricante destaca a sua capacidade de adaptação a diferentes cenários, uma utilização mais segura e eficiente em operações de segurança pública, na industria de energia, de mapeamento, infraestrutura, florestas e outros.

O drone oferece uma autonomia máxima de voo de 55 minutos (até 400 ciclos). O sistema de bateria dupla permite mudar rapidamente sem a necessidade de desligar o equipamento. A base inteligente de bateria BS65 serve como carregador, mas também como mala de transporte e armazenamento. O aparelho tem uma capacidade de 2,7 quilos, permitindo aos operadores definir o tipo de carga a transportar.

Através do novo sistema de transmissão DJI O3 Enterprise, os utilizadores podem aceder ao feed da câmara em três canais com resoluções de 1080p, a uma distância máxima de 20 quilómetros. Essa capacidade é obtida através do recetor de quatro antenas, que pode escolher de forma inteligente duas antenas otimizadas para transmitir os sinais, mas as quatro podem receber em simultâneo. A DJI otimizou o sistema com capacidades anti interferência.

Veja na galeria imagens do DJI Matrice 350 RTK:

Sendo um aparelho construído para salvar vidas, está preparado para enfrentar qualquer condição meteorológica, recebendo certificações IP45 e IP55.

A sua câmara FPV (first Person View) foi melhorada para oferecer uma melhor navegação em voos noturnos. O M350 RTK introduz uma nova função de deteção de tranca, para que o piloto tenha sempre a informação que nenhum dos braços do aparelho se desprendeu. O drone também tem um sistema de visão binocular de seis direções, assim como sensores de infravermelhos. Os utilizadores podem ainda adquirir à parte um radar CSM para aumentar a sua capacidade de deteção de obstáculos até 30 metros, numa visão de 360º.

O Matrice 350 RTK está equipado com o comando DJI RC Plus, composto por um ecrã de 7 polegadas de alto brilho, a opção do modo Operador Duplo. E se precisar de mais autonomia, pode adicionar até seis horas através de uma bateria externa WB37 ao comando. Este é à prova de pó (IP54), sendo capaz de operar em condições de temperaturas entre os 20 a 50 graus. O comando permite ainda ver o estado das baterias, receber notificações de atualização de firmware, entre outras funcionalidades.

Conforme o objetivo de utilização do novo drone, os operadores podem aceder a uma série de acessórios oficiais, desde sensores, câmaras termais, gimbals ou módulos LiDAR para mapeamento. O sistema de carga também pode ser caracterizado por módulos fabricados por outras empresas, desde detetores de gás, altifalantes ou sensores multiespectrais para aumentar as possibilidades de utilização.