A Panda Software detectou uma nova onda de mensagens de correio não solicitado que se aproveitam da estreia do novo filme da saga "Piratas das Caraíbas" para se propagarem. O emails utilizam o título "Pirates of the Caribbean: At world's end e incluem uma imagem que se assemelha ao material promocional do filme e dois links para os supostos trailers.
Tal como seria de esperar, os utilizadores que acedem às referidas ligações para ver o excerto do filme acabam por ver um ficheiro malicioso ser instalado nos seus computadores, o Pirabbean.A.
Depois de executado o ficheiro apresenta uma mensagem de erro que alerta o utilizador para um problema na exibição do trailer, referindo que o computador não tem os codecs necessários para a visualização do conteúdo.
De acordo com a Panda, o Pirabbean.A é "igualmente concebido para realizar o download de um dialer, detectado pelo PandaLabs como sendo o Dialer.KGC [...9 desenvolvido para conectar a ligação dial-up à Internet a um número de valor acrescentado".
Paralelamente, o troiano edita algumas configurações do Internet Explorer acrescentando-lhe dois URLs aos favoritos. Caso os utilizadores acedam a essas páginas serão infectados por outros dialers.
Rui Lopes, director do departamento de consultoria da Panda Software em Portugal, salienta em comunicado que "este é outro exemplo de técnicas de engenharia social em acção. Os criadores de malware tentam incitar os utilizadores a se infectarem. Por este motivo, os utilizadores deverão ser sempre cautelosos e nem sequer abrir mensagens de remetentes desconhecidos, por mais tentados e curiosos que estejam".
Notícias Relacionadas:
2006-10-26 - Computadores com sistema operativo Windows são alvo preferencial de troianos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários