A Panda Software detectou uma nova onda de mensagens de correio não solicitado que se aproveitam da estreia do novo filme da saga "Piratas das Caraíbas" para se propagarem. O emails utilizam o título "Pirates of the Caribbean: At world's end e incluem uma imagem que se assemelha ao material promocional do filme e dois links para os supostos trailers.




Tal como seria de esperar, os utilizadores que acedem às referidas ligações para ver o excerto do filme acabam por ver um ficheiro malicioso ser instalado nos seus computadores, o Pirabbean.A.




Depois de executado o ficheiro apresenta uma mensagem de erro que alerta o utilizador para um problema na exibição do trailer, referindo que o computador não tem os codecs necessários para a visualização do conteúdo.




De acordo com a Panda, o Pirabbean.A é "igualmente concebido para realizar o download de um dialer, detectado pelo PandaLabs como sendo o Dialer.KGC [...9 desenvolvido para conectar a ligação dial-up à Internet a um número de valor acrescentado".




Paralelamente, o troiano edita algumas configurações do Internet Explorer acrescentando-lhe dois URLs aos favoritos. Caso os utilizadores acedam a essas páginas serão infectados por outros dialers.




Rui Lopes, director do departamento de consultoria da Panda Software em Portugal, salienta em comunicado que "este é outro exemplo de técnicas de engenharia social em acção. Os criadores de malware tentam incitar os utilizadores a se infectarem. Por este motivo, os utilizadores deverão ser sempre cautelosos e nem sequer abrir mensagens de remetentes desconhecidos, por mais tentados e curiosos que estejam".




Notícias Relacionadas:

2006-10-26 - Computadores com sistema operativo Windows são alvo preferencial de troianos