O parlamento grego já recebeu um novo governo. Entre os ministros que tomaram posse encontra-se Yanis Varoufakis, um antigo economista da Valve e nome sonante no mundo dos videojogos, pela ligação ao popular serviço de jogos Steam.



Yanis Varoufakis irá deixar o mundo dos jogos online para passar a comandar as negociações do governo grego com a troika. O novo ministro das finanças daquele que foi um dos países mais afetados pelas medidas de austeridade irá trocar o cargo de economista e consultor na Valve, onde desempenhou um papel importante no desenvolvimento da distribuidora de jogos Steam.



A Valve, liderada atualmente por Gabe Newell, contou com a colaboração de Varoufakis, que diz nem ser grande fã de videojogos, entre 2012 e 2013 para analisar e desenvolver o modelo económico da plataforma jogos.



Tal como o agora ministra das finanças grego contou na primeira publicação do seu blog, a proposta da Valve chegou numa altura de dificuldades financeiras para a empresa. Terá sido feita através de um email que esteve muito perto de eliminar mesmo antes de abrir.



Aos 53 anos, Varoukafis agarra um novo desafio e assume uma das principais pastas do novo governo grego e a liderança das políticas que vão ajudar o país a ultrapassar uma dívida pública que já corresponde já a 175% PIB.