A Intel anunciou um novo processador destinado a computadores portáteis de gama de entrada. O Mobile Intel Celeron de 2.50 GHz baseia-se na tecnologia 13-micron e, segundo a Intel, acrescenta valor ao segmento mais baixo do mercado de portáteis, "quer pela tecnologia utilizada, quer pela qualidade do produto", avança um comunicado.



O Mobile Intel Celeron incorpora um bus de sistema de 400 MHz e uma memória cache de 256 KB sendo compatível com a generalidade do hardware e software disponível actualmente no mercado. Fiel à mais recente política de preços da empresa o novo processador está disponível por 149 dólares, para vendas acima das mil unidades.



Já em Junho a Intel apresentou uma série de descontos para os seus processadores móveis. Nos modelos mais antigos, do processador Pentium M (base da tecnologia Centrino - plataforma móvel que inclui o chipset 855 e um módulo de suporte de redes wireless Wi-Fi) a versão de 1,6 GHz varia entre os 511 e os 506 dólares, conforma a integração ou não de gráficos.



O novo preço representa uma quebra de 30 por cento face aos valores anteriores. No caso do processador de 1,5 GHz, este acumulou uma redução da ordem dos 25 por cento para os 382 a 377 dólares. Na versão de 1,4 GHz os preços desceram aos 382 a 377 dólares.



Relativamente às versões mais recentes o Pentium M de 1,7 GHz está disponível por 694 dólares, enquanto o modelo de 1,2 GHz (baixa voltagem) custa cerca de metade do preço, 341 dólares. O chip de 1 GHz (ultra-baixa voltagem) está disponível por 319 dólares. Os preços aplicam-se, também nestes casos a vendas de mil ou mais unidades.



A nova política de preços da Intel tem dado resultados, em termos de negócio, sendo um dos principais factores para a manutenção do primeiro lugar no ranking de vendas de processadores obtido pela empresa.


Notícias Relacionadas:

2003-08-18 - Intel ganha quota à AMD no segundo trimestre do ano


2003-06-03 - Intel acelera velocidade e reduz preços de processadores móveis Centrino

2003-02-22 - Intel divulga futuros lançamentos de processadores para desktops