A AMD anunciou que está disponível desde hoje o seu processador mais rápido para computadores portáteis, funcionando à velocidade de 1,3 GHz - o que significa que os minúsculos transístores que integram um semicondutor se ligam e desligam 1,3 mil milhões de vezes por segundo - e identificando-se pela designação Athlon 4 1500+.



Esta estratégia de marketing da AMD de distinguir os seus chips pelo nome do modelo e não pela velocidade de relógio é adoptada pela fabricante norte-americana de semicondutores pela primeira vez na sua linha para computadores notebooks.



A empresa passou a utilizar a nova estratégia de marca baseada no nome do modelo com o seu processador Athlon XP para desktops em Outubro, tendo introduzido o primeiro modelo Athlon 4 para computadores portáteis em Maio de 2001.



Em Outubro, a AMD anunciou também a True Performance Iniative (TPI), com o objectivo de ajudar os seus clientes a compreenderem os benefícios do bom desempenho dos PCs. A TPI vai também apoiar a definição de uma medida mais precisa da performance de um processador para aplicações comuns.



Segundo a AMD, o desempenho de um micro-processador não é apenas determinado pela sua velocidade de relógio, mas também pelo número de operações por minuto que o chip pode efectuar, entre outras medidas. O Athlon 4 1500 + será comercializado a um preço de 525 dólares (606,58 euros ou 121,6 contos), em lotes de mil unidades. A Compaq vai também lançar hoje notebooks equipados com o novo processador.



Em média, o novo processador consome dois watts de energia quando está a correr aplicações informáticas típicas de um escritório. O Athlon 4 móvel incorpora a arquitectura QuantiSpeed da AMD e suporta o conjunto de instruções 3DNow! para capacidades multimédia melhoradas, para além de integrar a tecnologia PowerNow! desenvolvida pela fabricante de chips e que permite um maior tempo de duração da bateria.


Notícias Relacionadas:

2001-10-09 - AMD lança novos processadores Athlon XP

2001-10-02 - Intel lança novos processadores para computadores portáteis

2001-08-21 - AMD aumenta velocidade de processadores Athlon e Duron para portáteis

2001-06-08 - AMD acelera Athlon até aos 1,4 GHz

2001-05-14 - AMD lança Athlon 4 para portáteis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.