A Intel agendou para Fevereiro o lançamento do Prescott, o nome de código de uma versão optimizada do Pentium 4, a qual irá continuar a ser vendida com o mesmo nome. As inovações integradas no processador incluem 13 novas instruções para melhorar a performance ao nível de multimédia e funcionar a velocidades superiores aos Pentium 4 existentes no mercado.

Inicialmente previstos para começarem a ser vendidos até ao final do ano, a comercialização do Prescott foi atrasada até Fevereiro de 2004, seguindo um alinhamento definido este Verão. Segundo a C|net, este retardamento fica a dever-se ao facto de a Intel querer aumentar a velocidade de relógio dos chips.

Ainda não confirmada, a velocidade de relógio dos novos Prescott deverá chegar aos 3,6 GHz, o que obrigará também a um maior consumo de energia que os seus antecessores e, consequentemente, maior necessidade de dissipação de calor dentro do PC.

Em termos de fabrico refira-se ainda que estes chips irão ser fabricados sob o processo de 90 nanómetros. Em comparação ao processo mais comum de 130 nanómetros este tem a vantagem de tornar os chips mais pequenos, permitindo ainda que a médio prazo seja rentabilizada a produção.

Notícias Relacionadas:
2003-06-23 - Intel acelera Pentium 4 até 3,2 GHz e planeia novo chip Madison

2003-02-22 - Intel divulga futuros lançamentos de processadores para desktops

2002-08-14 - Intel divulga novo processo de fabrico de chips de 90 nanómetros