Afinal, os robots da Boston Dynamics não servem apenas para assustar os mais receosos com um futuro dominado pelas máquinas. Para além dos humanóides capazes de correr e dar mortais para trás, e dos cães mecânicos que não se deixam derrubar, a empresa também desenvolve soluções úteis, capazes de resolver problemas reais do dia a dia.

O Handle é um desses produtos. Embora inicialmente tenha sido apresentado de forma menos prática, o robot é capaz de operar autonomamente num armazém, a empilhar e a organizar caixas.

Num vídeo recentemente publicado pela empresa norte-americana, o Handle é visto a transportar caixas num armazém, de forma independente. Cada caixa pesa cerca de 5 quilos, mas a Boston Dynamics sublinha que o robot é capaz de transportar caixas de até 15 quilos.

O mais impressionante de observar é a agilidade do robot, que apesar de ter duas rodas como base, consegue equilibrar-se e deslocar-se facilmente. É provável que um local real de trabalho possa representar um obstáculo mais difícil de ultrapassar para o robot, mas a velocidade deste Handle prova que as máquinas estão prontas para contribuir para o agilizar de tarefas como esta.

O software de reconhecimento espacial do Handle permite-lhe localizar, recolher e montar torres com caixas. Para que tudo corra "sobre rodas", apenas têm de ser colocados alguns sinalizadores na zona de trabalho, para que o robot se consiga movimentar sem grandes constrangimentos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.