O Windows 10 representa a grande mudança nos sistemas operativos da Microsoft e materializa o grande plano da empresa para a unificação e massificação do software numa grande variedade de equipamentos.

Todos os utilizadores que já têm o Windows 7 ou Windows 8 (e 8.1) podem fazer a atualização de forma gratuita para o Windows 10 que vai estar a 29 de julho em 190 mercados a nível mundial, incluindo Portugal.

O upgrade gratuito está disponível por um ano e a Microsoft garante que, depois de atualizado o sistema este vai manter-se durante toda a vida útil do dispositivo, sem nenhum custo associado.

Nas próximas semana vai ficar disponível a possibilidade de reservar já uma cópia gratuita do Windows 10, garantindo o acesso à atualização do sistema operativo.

Afastando-se da imagem deixada pelo Windows 8, a Microsoft desenhou este sistema operativo para ser mais pessoal, estendendo as funcionalidades de produtividade e de entretenimento.

A empresa já tinha afirmado que espera que até 2018 pelo menos mil milhões de pessoas estejam a usar a sua nova versão do sistema operativo.

Como o TeK já tinha adiantado, vão estar disponíveis várias versões do Windows 10, num total de sete, mas nem todas chegam ao mercado ao mesmo tempo.