Os serviços de streaming há muito que dominam a indústria do entretenimento. Embora mais preponderantes na música (Spotify, Pandora) e no cinema (Netflix, Amazon Prime Video), a tecnologia de transmissão multimédia é também tida como o futuro da indústria dos videojogos e são os mais altos nomes da indústria que atestam essa ambição.

A Nvidia está, por isso, a levar a ideia muito a sério. Nesta edição da CES, a empresa norte-americana anunciou a expansão do seu serviço de streaming para PC e Mac, tendo por base a ideia de criar um acesso generalizado aos equipamentos de gaming mais potentes do mercado.

O serviço não requer que tenha um computador caro, com hardware de ponta e pronto para corresponder às maiores exigências gráficas. Recorrendo à cloud, a empresa assegura que vai conseguir reproduzir, em (quase) qualquer computador, uma experiência de jogo potenciada por gráficas como a GTX 1080 ou a GTX 1060 que seriam impossíveis de encaixar em computadores mais profissionais, por exemplo, que apostam sobretudo na segurança ou na portabilidade.

Os jogos podem ser adquiridos online, em qualquer portal de venda, e posteriormente instalados e jogados nas máquinas virtuais GeForce. Antes desta expansão, o serviço GeForce Now era exclusivo da Shield TV, a "consola" da empresa.

Para aceder ao serviço basta registar-se no site da Nvidia. Inicialmente terá acesso a uma versão de teste, gratuita que lhe dará acesso a 8 horas de jogo potenciado por uma GeForce GTX 1060 ou 4 horas de jogo com uma GTX 1080. Posteriormente, cada 20 horas de jogo em GTX 1060 (ou 10 horas de jogo na 1080) tem o custo de 25 dólares.

Embora não requira qualquer gráfica especial, o serviço exige, naturalmente, uma boa ligação à internet. Se quiser jogar a 1080p com 60fps, por exemplo, terá de ter, no mínimo, uma velocidade de ligação de 50 Megabits por segundo.

Os registos para o acesso antecipado já estão disponíveis, mas o serviço só deverá estar a funcionar em pleno no próximo mês de março.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.