Investigadores da tecnológica desenvolveram um sistema baseado em deep learning que pode ensinar um robot a completar uma tarefa simplesmente observando as ações de um ser humano.

O projeto ainda está na fase inicial de desenvolvimento, mas a empresa explica que o objetivo é permitir que a próxima geração de robot trabalhe em estreita proximidade com as pessoas e em segurança. Para isso, esses robots precisam detetar as pessoas, registar as suas atividades e aprender como podem ajudá-las, explica a Nvidia num post no seu blog.

Usando GPUs NVIDIA TITAN X, os investigadores treinaram uma sequência de redes neurais para completar  tarefas associadas à perceção, criação e execução de programas. Como resultado, o robot foi capaz de aprender uma tarefa a partir de uma única demonstração no mundo real.

Para ver a explicação da tarefa, os robots têm uma câmara que também lhes permite deduzir as posições e o relacionamento entre os vários objetos apresentados.

Depois, a IA faz uma descrição, legível por humanos, dos passos necessários para realizar a tarefa. Este passo permite que o utilizador identifique e corrija rapidamente quaisquer problemas que o plano gerado pela rede neural apresente.

tek nvidia
Fluxograma do método

Segundo a Nvidia, esta é a primeira vez que se combinam dados com uma abordagem centrada na imagem e explica que escolheu processar a informação desta forma para garantir que as redes não dependam apenas da câmara ou do ambiente.