A Nvidia assinou ontem um acordo com a duração de três anos para a produção de chips com a IBM. O negócio significa que a TSMC, com sede na Formosa, já não é a única parceira da companhia de gráficos para o fabrico de componentes.

A IBM deverá já a começar a produzir a próxima geração de processadores
gráficos GeForce a partir deste Verão, com base num processo de fabrico de 0,13 microns ou 130 nanometros e wafers de 300 milímetros nas suas novas instalações em East Fishkill, no estado norte-americano de Nova Iorque.

O período de duração do acordo irá permitir que a Nvidia tire partido do
processo de fabrico de 90 nanometros da IBM assim que se tornar
comercialmente viável. A gigante de informática começará a produzir os
seus primeiros componentes de 90 nanometros no final deste ano. É provável que a Nvidia venha a dividir a produção da linha de três chips GeForce FX entre a TSMC e a IBM, numa base de produto a produto.

Anteriormente, a Nvidia recorria apenas aos serviços da Taiwan
Semiconductor Manufacturing (TSMC), o maior fabricante mundial de chips por contrato, para produzir os processadores gráficos utilizados na consola Xbox da Microsoft, bem como em computadores pessoais e portáteis e estações de trabalho. No início de Março, a TSMC reportou fortes vendas relativamente ao mês de Fevereiro e disse que dentro em breve superaria a fase negativa pela qual estava a passar.
Nos últimos cinco anos, esta companhia produziu cerca de 200 milhões de
chips gráficos para a Nvidia.

Desta forma, a Nvidia esforçou-se por subvalorizar qualquer sugestão de que não estava satisfeita com o trabalho de produção do TSMC a nível dos 0,13 -
considerado por alguns analistas a razão para o atraso do lançamento da GeForce FX
5800
. Neste sentido, as duas companhias divulgaram hoje um comunicado reafirmando a relação entre si. Este acordo com a Nvidia vem no seguimento de uma parceria semelhante da IBM com a Xilinx, que foi a principal cliente da United Microelectronics Corp (UMC) da Formosa, a segunda maior fabricante mundial de chips por contrato.

Notícias Relacionadas:
2003-02-03 - TerraTec anuncia novas placas gráficas Mystify baseadas no chip GeForce FX da Nvidia