Tal como prometido, a NVidia revelou a sua nova série de placas gráficas baseadas na segunda geração RTX, suportada por uma nova arquitetura denominada por NVidia Ampere. As placas têm novos núcleos RT de segunda geração, núcleos Tensor de terceira geração e multiprocessadores de streaming, de forma a oferecer visuais mais detalhados, ao mais elevado framerate, beneficiando ainda de aceleração através de inteligência artificial.

A partir da sua cozinha, o líder da NVidia, Jensen Huang, referiu que os jogadores de counter-strike uniram-se para simular o covid-19, através da sua computação gráfica em rede. "Contar histórias ou ser usado em artes, muitas são as utilizações da tecnologia no que diz respeito à computação gráfica". Mas a importância centra-se nos videojogos, considerando que atualmente existem 20 milhões de streamers. Os eSports são muito importantes, e por isso há boas notícias para os jogadores: Fortnite passa a usufruir agora de efeitos RTX, levando o líder da empresa a sublinhar os efeitos especiais dos concertos ao vivo que organiza, como o de Travis Scott.

A empresa salienta que o tempo de resposta é muito importante, e por isso a nova tecnologia NVidia Reflex permite diminuir essa latência, seja para jogos como Destiny 2, League of Legends e CS: GO, que estão entre os primeiros a receber esta atualização. O suporte a ecrãs de 360 Hz via G-Sync vai chegar no final do ano em produtos das principais fabricantes de gaming.

O sistema de streaming NVidia Broadcast pretende competir com softwares como o OBS, destacando o seu sistema de redução de ruídos, mas também a remoção de fundo, sem a necessidade de um green screen. Também é possível ligar um sistema de tracking em que a câmara mantém o jogador no centro da imagem, mesmo que este se movimente. Além disso, tem novas ferramentas a caminho para os criadores de vídeo com gráficos de jogos, direcionados à comunidade Machimina.

Jensen Huang destaca que a inteligência artificial e deep learning vão ser utilizados nos videojogos, dando o exemplo a forma como se criam personagens, se sintetiza as suas vozes e até a criação de modelos tridimensionais a partir de vídeo 2D, assim como as animações. A nova era de computação gráfica baseada em IA chama-se DLSS 2.0, um modelo de supercomputador que corre os algoritmos de IA, que depois são enviados para os computadores dos jogadores, melhorando drasticamente os gráficos, mas diminuindo o processamento e os cálculos, assim como o tempo do respetivo processo. A tecnologia RTX permite assim utilizar os seus três sistemas de processamento: shader, RT Core e Tensor Core. Essa tecnologia é agora multiplicada pela segunda geração de RTX, baseado na arquitetura Ampere. A demo atualizada de marbles, a correr em tempo real, mostrada no evento é realmente impressionante.

A arquitetura NVidia Ampere oferece uma performance por watt de cerca de 1,9 vezes superior à anterior geração. Preparadas para resoluções até 8K. A NVidia refere que a rapidez dos SSD, a bombardear dados para o sistema, obrigam a tecnologia a evoluir. O sistema RTX IO vai servir o cloud computing, permitindo acelerar os jogos através de streaming.

Confirmado está Cyberpunk 2077 a usufruir de todos os mimos que a tecnologia RTX 3000 tem para oferecer, dos efeitos de Ray Tracing, sombras e outros elementos, que serão alimentados pela nova família de placas gráficas: os modelos RTX 3090, 3080 e 3070. Também Call of Duty: Black Ops Cold War vai beneficiar dos efeitos de ray tracing das novas gráficas.

Jensen Huang tinha uma RTX 3080 escondida entre os utensílios da cozinha o tempo todo, mostrando-a ao vivo. É referido que tem a memória de gráficos mais rápida do mundo. E se a versão 3070 serve os consumidores com menos poder de compra, a besta RTX 3090 suporta grafismo a 8K, AV1 Decode e HDMI 2.1. Estes são assim, os primeiros três membros da família RTX 3000.

A RTX 2070 é o modelo de entrada, com 8 GB G6 e chega em outubro a partir de 499 dólares. A RTX 2080 com 10 GB G6X chega ainda este mês às lojas, a 17 de setembro, a partir de 699 dólares. Já a joia da coroa não foi revelada qualquer data de lançamento para já.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.