Kevin Dimaculangan é o mais recente campeão mundial de Microsoft Excel. O norte-americano, que tem apenas 15 anos de idade, foi coroado no início do mês de agosto, no maior campeonato da especialidade, que ocorreu em Orlando, na Florida.

Sim, é verdade, existe uma competição anual que desafia os maiores especialistas no software a mostrarem as suas capacidades. Os participantes têm entre 13 e 22 anos e, para chegarem a esta última fase, têm de se qualificar através dos torneios regionais que se organizam não apenas em Excel, mas também em Word e PowerPoint.
Este ano estiveram mais de 760 mil candidatos em competição. O vencedor foi premiado com um prémio monetário no valor de 7 mil dólares.

Na ronda final estiveram 152 participantes, provenientes de 51 países diferentes. A prova final decorreu entre dias 29 de julho e dia 1 de agosto e os concorrentes puderam escolher entre as versões de 2013 e 2016 do Office.

tek kevin excel

Kevin começou a trabalhar com o Excel em 2017, como hobby, uma vez que estava interessado em adquirir certificados técnicos porque um dos seus professores oferecia prémios aos alunos que obtivessem mais diplomas num determinado espaço de tempo. Depois de ter obtido a pontuação máxima num destes cursos, e num exame de nível profissional, o estudante foi convidado para ensinar Excel aos seus colegas e aos seus professores.

Durante o mundial, os participantes são desafiados a recriar ficheiros em Excel. Os vencedores são aqueles que conseguirem criar o ficheiro mais semelhante.

Kevin explica que nestas competições, o "tempo não importa muito porque quase ninguém consegue acabar o exercício". "O que importa é ser preciso", explicou em conversa com a CNN.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.