Já está. A PlayStation 4 começou a ser vendida oficialmente em Portugal desde as 00 horas desta sexta-feira, 29 de novembro. A responsável de comunicação da PlayStation em Portugal, Sandra Páscoa, não esconde a satisfação pelo mercado nacional estar entre os primeiros a nível europeu a receber a consola: "demonstra a importância que o mercado português tem para a PlayStation e que tem em conta a ligação forte que existe entre os consumidores portugueses e a marca".

Sandra Páscoa escusou-se a revelar números concretos sobre as pré-reservas e sobre quantas consolas a Sony espera vender até ao final do ano no mercado português. Mas a responsável revelou ao TeK que "o número de pessoas que reservaram a PlayStation 4 por toda a Europa é avassalador e Portugal não é exceção".

As expectativas são as melhores e a grande procura pode levar a problemas de disponibilidade de stock. Do lado da PlayStation Portugal tudo está a ser feito "para garantir o máximo de PS4 nas lojas até ao Natal", esclareceu Sandra Páscoa que adiantou também que "tudo vai depender da procura".

Sobre a Xbox One a responsável de comunicação não fez nenhum comentário, preferindo destacar os elementos que diferenciam a PS4 da restante oferta do mercado - ainda que a consola da Microsoft não tenha estreia marcada em Portugal.

Sandra Páscoa destaca em primeiro lugar a aposta localizada no mercado português. "Há já bastantes anos que quase todos os jogos distribuídos pela Sony Computer Entertainment estão disponíveis totalmente em português, dando a mais pessoas a oportunidade de terem uma experiência de jogo mais completa".

"Adicionalmente, temos apostado muito, em conjunto com Espanha, na produção local de jogos, algo que tem originado conteúdos mais relevantes para os consumidores portugueses. Jogos como PlayEnglish, Invizimals ou Geronimo Stilton são exemplos disto", acrescentou.

Os processos imediatos na consola, a possibilidade de partilhar experiências online e os modos de utilização em segundo ecrã, garantidos pela PS Vita e pelas aplicações móveis, são outros fatores de destacados por Sandra Páscoa. Isso e os cerca de 180 jogos que estão em desenvolvimento para a consola.

Sandra Páscoa levantou ainda um pouco o véu sobre como a PS4 vai evoluir em Portugal a nível de conteúdos. Os utilizadores portugueses só vão ter disponível a aplicação VidZone, mas ao TeK foi dito que "muito em breve a PlayStation espera ter notícias sobre uma parceria local".

Na transmissão online que a Sony preparou para o evento de lançamento da PS4 foi possível ver depois da meia-noite várias dezenas de pessoas alinhadas numa loja de retalho à espera da consola. O DN Madeira também relata que em várias lojas da ilha foram registadas filas também com dezenas de compradores.

Como revelou o Público esta semana a PlayStation 3 vendeu cerca de 500 mil unidades até agora no mercado nacional, números que ajudam a Sony a ter 65% da quota de mercado das consolas em Portugal.

Para descobrir se a PlayStation 4 é a consola ideal para si leia os artigos que o TeK preparou sobre os fatores a ter em conta na compra de uma máquina de jogo e sobre as primeiras impressões da PS4.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.