A Portugal Telecom dá hoje oficialmente início às obras para construção do seu centro de dados, na Covilhã. Segundo a empresa, este será "um dos maiores data center da europa" e representa um investimento de 90 milhões de euros nas duas primeiras fases do projeto.

A entrada em funcionamento das instalações está agendada para o último trimestre de 2012, mas a partir de hoje já será possível ficar a conhecer o local e a maqueta do empreendimento, cujo projeto ficou a cargo do arquiteto Carrilho da Graça.

O arranque das obras, planos arquitetónicos e de engenharia serão apresentados durante uma cerimónia com direito a visita guiada, a ter lugar esta tarde, que pode ser acompanhada em direto no canal da PT no Sapo Vídeos, a partir das 15:30.

Com uma área de implementação de 75.500 metros quadrados - "o equivalente a mais de 17 Pavilhões Atlântico e mais de 340 courts de ténis" - tem capacidade para mais de 50 mil servidores com 30Pbytes, o que seria suficiente para guardar "mais de 75 milhões de filmes HD, 14 mil milhões de fotos e mais de 3 mil milhões de músicas", descreve a operadora.

A empresa destacou também os níveis de eficiência energética (com poupanças de 93.000 toneladas de CO2 e 40% no consumo de energia ) e capacidade tecnológica desta infraestrutura, que criará novos 500 postos de trabalho, segundo os números avançados quando foi anunciado o projeto, em fevereiro.

Aquele que é um dos maiores investimentos da PT nos últimos tempos tem também o objetivo de constituir-se como uma referência internacional e posicionar a empresa como "um polo de exportação de capacidade de armazenamento de dados a nível mundial", explicou a operadora.

Nota da Redação: A notícia foi corrigida para que se passasse a ler "14 mil milhões de fotos" e não "14 milhões de fotos" como, por engano, se mencionava inicialmente - como foi apontado por um leitor.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico