A Panasonic, a Samsung, a Sony e a XPAND 3D estão a fazer na CES a primeira demonstração de compatibilidade entre ecrãs e óculos 3D, suportados na tecnologia criada no âmbito da iniciativa Full HD 3D Glasses, criada pelas quatro fabricantes.



A iniciativa Full HD 3D nasceu em meados do ano passado da vontade das fabricantes envolvidas em criar uma tecnologia que permitisse acelerar a adoção do 3D, ao permitir a interoperabilidade entre equipamentos.



Com este objetivo as empresas trabalharam na normalização dos protocolos RF e IR, criando um standard para óculos 3D ativos e ecrãs 3D de televisores, monitores ou ecrãs de cinema 3D. A tecnologia suporta alta definição e tem um símbolo próprio, que será exibido pelas empresas que licenciarem a tecnologia.



Estão disponíveis duas licenças. Uma aplica-se aos dispositivos, outra aos óculos. Cada licença inclui três tecnologias e suporte para várias categorias de produto.



Está garantido o suporte a um conjunto alargado de protocolos de ligação entre óculos e dispositivos, onde se incluem os protocolos desenvolvidos pela Panasonic e pela XPAND 3D, mas também protocolos proprietários da Samsung e Sony. Em novembro, quando o licenciamento ficou disponível, 15 marcas anunciavam o suporte para a tecnologia que quer criar uma norma para os óculos 3D ativos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira