O presidente da Microsoft aproveitou ontem uma conferência com parceiros para levantar mais um pouco do véu e desvendar novas funcionalidades da nova versão do sistema operativo. O presidente da empresa optou por concentrar-se no Office descrevendo algumas das prioridades da versão 12, que estará pronta a tempo de integrar o Windows Vista, garantiu Gates.



Simplificação é a palavra de ordem nesta nova versão que aposta num novo interface gráfico completamente renovado, novas hipóteses de personalização e apresentação de ficheiros como objectos tridimensionais. Gates garantiu que o Office 12 terá gráficos mais simples e mecanismos de antecipação de tarefas rotineiramente realizadas pelo utilizador.



Segundo o responsável, citado pela Associated Press, o objectivo das alterações é dar resposta aos utilizadores que consideram a suite - que inclui o Word, PowerPoint, Outlook e Excel - demasiado ambiciosa em termos de menus e ferramentas.



"Precisamos de facilitar o trabalho das pessoas quando visualizam informação proveniente de várias direcções", sublinhou o presidente da Microsoft.



Na demonstração Gates mostrou novas formas de gerir a informação disponibilizada no ecrã do computador, cada vez em maior número e mais complexa, assim com uma função que permite a passagem em sequência de um documento por três pessoas, sendo que a versão mais actualizada é sempre a que passa para o utilizador seguinte.



A preview do Office 12 inseriu-se numa demonstração mais alargada da nova versão do sistema operativo onde Gates sublinhou o facto do Vista garantir melhor conectividade com os servidores empresariais, capacidades de pesquisa mais apuradas, que permitam ao utilizador encontrar mais facilmente ficheiros no seu disco rígido, e gráficos melhorados.



Notícias Relacionadas:

2005-07-28 - Microsoft disponibiliza primeira versão beta do Windows Vista