Este ano as Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI) irão decorrer em Mérida, no México e, tal como tem sido habitual, contará com a participação nacional.


A delegação portuguesa é composta por dois professores e quatro estudantes, estes últimos seleccionados no final de um estágio realizado entre 26 e 30 de Julho no qual participaram os oito primeiros classificados das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) deste ano.


André Pinto, André Santos, Miguel Araújo e Rui Barbosa são os concorrentes seleccionados para representar Portugal nas IOI e contam com o apoio dos professores Pedro Guerreiro e Pedro Ribeiro, responsáveis técnicos e científicos pelas ONI e pelo processo de selecção e treino nos concorrentes para o certame internacional.


As IOI fazem parte das seis olimpíadas de ciência destinadas aos alunos do ensino secundário de todo o mundo e têm como objectivo estimular o interesse dos jovens pela informática e TI's.


Portugal tem sido presença habitual das Olimpíadas Internacionais de Informática desde 1992, tendo chegado a organizar, em Setúbal, a edição de 1998 que contou com a participação de mais de 300 estudantes de todo o mundo.


Desde o ano passado que é a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação quem conduz a participação nacional nas IOI, tendo este ano, sido responsável pela organização das Olimpíadas Nacionais de Informática.


A APDSI será novamente responsável pelas provas nacionais em 2007 que conduzirão os vencedores ao concurso internacional, a realizar no Egipto.

Notícias Relacionadas:

2005-08-19 - Jovens portugueses deslocam-se à Polónia para as Olimpíadas Internacionais de Informática

2005-05-20 - APDSI dinamiza final nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática

2005-03-18 - Olimpíadas Nacionais de Informática convidam jovens a testarem conhecimentos em TIC

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.