Estão abertas as inscrições para as 17ªs Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI), uma iniciativa destinada aos jovens que frequentam o ensino básico ou o ensino secundário e que tem como objectivo promover o gosto pela programação informática entre aquele público alvo, ao mesmo tempo que constitui um ponto de encontro de âmbito nacional para professores e alunos interessados pelos temas das TIC.



O período de inscrição decorre até ao próximo dia 10 de Abril e as provas de qualificação iniciam-se a 21 de Abril, prolongando-se por quatro dias. A final, da qual sairá a equipa que representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, está marcada para 20 de Maio.



Organizadas pela APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação -, em colaboração com o Departamento de
Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, as ONI desenrolam-se em duas fases: a primeira é realizada através da Internet e consiste na apresentação de três problemas de programação de natureza algorítmica, que deverão ser resolvidos utilizando a linguagem de programação Pascal em ambiente Free Pascal ou as linguagens C ou C++ em ambiente GCC e submetidos através do mesmo sistema, para avaliação.



Os 30 concorrentes que obtiverem melhor classificação nesta prova preliminar passam à final nacional, que se realiza presencialmente, durante uma tarde.



Desta última prova sairão os elementos, num máximo de quatro, que constituirão a equipa que representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, que se realizam a este ano em Nowy Sacz, na Polónia, a partir de 18 de Agosto.



Notícias Relacionadas:

2005-03-05 - XII Semana Informática do IST debate contrapartidas da "Vida Digital"

2004-09-21 - Desafio escolar Linux da IBM conhece terceira edição em 2004

2004-07-05 - RoboCup 2004 encerra campeonato de robótica com balanço positivo