O Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o seu fundado, Nicholas Negroponte já apresentaram ao Departamento de Estado norte-americano os dez primeiros exemplares dos computadores de baixo custo desenvolvidos no âmbito da iniciativa One Laptop per Child.



Actualmente o preço destes equipamentos fixa-se nos 150 dólares, embora esteja previsto que o custo dos mesmos venha a baixar, à medida que a procura aumenta, chegando aos 100 dólares em 2008.



Depois da apresentação da primeira dezena de computadores, segue-se o fabrico de mais 900 unidades, até ao início do ano, com muitos dos equipamentos a serem testados por fabricantes por forma a apurar se o seu software é compatível com as máquinas. A partir daí é inicia-se a produção em massa dos tão esperados computadores de baixo custo, escreveu o Inquirer.



Todos os PCs incluem sistema operativo Linux e não incluem discos rígidos por estes serem fáceis de quebrar. Contudo, incluem ligação wireless, ecrã que permite leitura em qualquer local, independentemente da luminosidade, câmara e microfone.



Os equipamentos foram concebidos a pensar nos mercados para os quais se destinam, como tal, conseguem suportar altas temperaturas, água, areia e outras condições adversas. Uma vez que a energia eléctrica é um bem ao qual nem todos podem aceder, a alimentação energética do computador pode ser efectuada à mão.

Notícias Relacionadas:

2006-08-23 - Produção de PCs do projecto One Laptop per Child arranca em Novembro

2006-07-26 - Nigéria fecha primeiro contrato para aquisição de um milhão de laptops de 100 dólares