A Ucrânia está prestes a implementar uma nova fase no campo da defesa aérea, focada no combate dos drones invasores russos, impulsionada pela produção em massa de drones interceptor. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que o país deverá atingir uma capacidade de produção diária de 600 a 800 destes quadricópteros até ao final do mês de novembro.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Estes drones intercetores são sistemas aéreos não tripulados especificamente concebidos para serem rápidos o suficiente para perseguir e colidir com um drone de ataque inimigo, servindo como uma alternativa vital muito mais barata que os mísseis antiaéreos ocidentais, que podem custar milhões de dólares por unidade.
Estes drones são essenciais para fazer frente aos constantes e intensos ataques russos com drones Shahed, de produção Iraniana, juntamente com os drones de "engodo" Gerbera, que servem para sobrecarregar as defesas aéreas ucranianas.
Segundo fontes ocidentais e ucranianas, estima-se que um drone Shahed-136 custe entre 20 a 30 mil dólares. Em contrapartida, os drones ucranianos, que são produzidos por fabricantes locais, têm um custo significativamente inferior, entre 3000 e 6000 dólares por drone, tornando a sua destruição muito mais eficaz que o dispendioso armamento ocidental.
Veja imagens da produção dos drones de defesa ucranianos
O sucesso inicia desta estratégia está a ser validada no terreno. Segundo a Fundação Sternenko, uma organização de crowdfunding que apoia a produção destes drones, relatou que os seus drones destruíram 9 em 90 drones russos detetados numa só noite.
Já o presidente Zelensky confirmou que durante o mês de setembro, os drones ucranianos conseguirem abater 150 drones Shahed e Gerbera numa só noite.
Esta estratégia está a ser seguida de perto por militares ocidentais, que deverão apostar na produção dos seus próprios drones para reforçar as suas defesas aéreas para fazer frente a este novo capítulo nos manuais militares.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários