O projecto One Laptop per Child tem em mãos uma nova iniciativa destinada ao mercado de consumo dos Estados Unidos e Canadá. Os residentes nestes países terão a oportunidade de participar na campanha anunciada por Nicholas Negroponte que prevê a venda de dois computadores de baixo custo por 399 dólares. Do pack adquirido, um dos equipamentos reverte a favor de uma criança pertencente a um país subdesenvolvido.



A campanha "Give One Get One" estará activa de 12 a 26 de Novembro e apenas é garantido o stock para os 25 mil primeiros compradores.



Com esta promoção, a fundação OLPC espera desencadear uma onda de solidariedade entre os cidadãos fazendo com que estes possam contribuir para a info-inclusão dos habitantes de regiões mais pobres. Um dos pontos positivos desta acção assenta no facto de alguns países subdesenvolvidos, cujos governos não cooperaram no projecto, passarem a ter a oportunidade de beneficiar do XO.



Originalmente pensados para serem vendidos a 100 dólares, os computadores fabricados no âmbito do projecto One Laptop per Child custam agora 188 dólares. Os custos de produção dos equipamentos obrigaram a uma subida do preço mas nem isso fez diminuir substancialmente o número de encomendas efectuadas. A Quanta Computer, responsável pelo fabrico dos XO, vai dar início à produção em série dos equipamentos já no próximo mês, altura em que serão produzidas 3 milhões de máquinas.



Em alguns casos a distribuição dos computadores é patrocinada por países mais ricos. É o caso da Etiópia, que vai receber 50 mil computadores doados pela Itália. Por outro lado, Carlos Slim, empresário mexicano, já se comprometeu a comprar e distribuir 25 mil equipamentos pelas crianças pobres do seu país de origem.




Notícias Relacionadas:

2007-09-17 - Preço do computador distribuído pela One Laptop per Child volta a aumentar

2007-07-24 - Computadores do projecto OLPC começam a ser distribuídos a partir de Outubro