A possibilidade de escolher entre software proprietário e open source nos computadores portáteis do e-iniciativas faz parte do requisitos do programa desde o início mas apesar de Mário Franco, coordenador do programa, ter afirmado ontem o interesse e empenho em que a oferta esteja disponível a "curto prazo", as respostas dos operadores e fabricantes ao TeK são dúbias e não apontam qualquer data para a sua disponibilização.

Tal como o TeK tinha escrito ontem, por enquanto só existe oferta de portáteis da Fujistu Siemens (com a TMN) e da Toshiba (com os três operadores) mas apenas com sistema operativo Windows. Todas as operadoras confirmaram ao TeK que estão a avaliar as opções em open source mas não concretizam qualquer data.

"Os nossos computadores são distribuídos com sistema operativo Microsoft Windows Vista Premium e com software Microsoft Office 2007 (em português), já incluído no preço. Temos estudado outras possibilidades, nomeadamente o Open Source, mas a oferta ainda não está disponível, pois existem questões técnicas para ultrapassar, designadamente, no que respeita à compatibilidade com as placas banda larga", responde o Gabinete de Comunicação e imagem da TMN.

A Optimus admite que está a preparar-se para criar "brevemente" uma solução open source mas não indica qualquer horizonte temporal. "A Optimus está a analisar as diversas distribuições de software open source existentes, de forma a criar brevemente uma oferta de um bundle PC e software open source, para disponibilizar no âmbito deste projecto", uma resposta também da Direcção de Comunicação.

Do lado da Vodafone, Luísa Pestana, Directora de Comunicação Institucional, Apoio à Gestão e Responsabilidade Social, afirma que "Um dos requisitos enunciados pelo Governo, para os programas e-Oportunidades, e-Escolas e e-Professor, é que o Sistema Operativo a instalar nos computadores integrantes da oferta seja de molde a proporcionar a melhor experiência para os beneficiários destes programas. Assim, tanto pode ser usado software open source como outro", não reconhecendo a obrigatoriedade de disponibilizar uma oferta de sistema operativo aberto. Luísa Pestana confirma ainda que "a Vodafone Portugal está a estudar todas as alternativas e vários fornecedores, não se limitando a um único".

Jorge Borges, Director de marketing da Toshiba, tinha adiantado ontem ao TeK que os computadores até agora encomendados pelos operadores têm pré-instalado o sistema operativo Windows Vista e que a breve prazo a empresa não tem prevista a entrega de portáteis com sistema operativo open source.

O mesmo não se passa porém com a Fujitsu Siemens que tem já um acordo com as software houses - Intraneia e Caixa Mágica que permitem a oferta de um pacote de sistema operativo Linux com os computadores da empresa, afirma Marcos Sousa, director geral da Fujitsu Siemens Computers. O responsável explica porém ao TeK que ainda não há definição sobre o número de unidades com open source que poderá ser distribuído já que a fase de encomendas começou só no dia 19 e só depois da recolha das escolhas dos alunos as operadoras "colocarão as encomendas consoante o Sistema Operativo pré-definido".

O TeK voltou também a questionar os operadores quando à disponibilidade de uma oferta com Mac OS, mas nenhuma das empresas de telemóveis envolvidas neste projecto confirma para já essa possibilidade nem a existência de negociações com algum fabricante nesse sentido.

Notícias Relacionadas:

2007-09-20 - Software open source deverá integrar portáteis do e-iniciativas a curto prazo

2007-09-13 - Portáteis integrados no e-Escola têm valor de mercado acima dos 700 euros
2007-09-11 - Programa e-escolas inicia entrega de portáteis a alunos e professores

2007-08-31 - Governo entrega mais 900 computadores a frequentadores do programa Novas Oportunidades

2007-07-24 - TMN investe 150 milhões de euros para garantir fornecimento de 300 mil PCs ao programa e|iniciativas

2007-07-21 - Primeiros portáteis entregues a formandos de Programa Novas Oportunidades