A comunidade de software livre, apoiada pela Novell, disponibilizou uma nova versão do sistema operativo OpenSUSE. A versão 10.3 aposta num ambiente gráfico mais atraente e numa maior facilidade de utilização para encorajar a migração de utilizadores do sistema operativo Windows.

Entre as novidades conta-se a pré-instalação da suite OpenOffice, totalmente compatível com os formatos Microsoft Office, permitindo a criação e partilha de ficheiros com utilizadores Windows. O processo de instalação foi também simplificado e destaca uma opção de dual-boot que permite manter uma instalação do sistema operativo Windows paralelamente ao OpenSUSE, possibilitando uma migração gradual e o acesso a aplicações específicas do Windows.

O ambiente gráfico predefinido é o GNOME 2.2, apresentando novos menus, novos painéis de acesso e uma maior consistência entre as aplicações. Está também incluída uma antevisão do ambiente gráfico KDE 4. A segurança e o suporte de hardware foram também revistos nesta versão, com a inclusão do software antivírus AppArmor e novos controladores Bluetooth e Wi-fi, entre outros

Ao nível de software multimédia, o OpenSUSE conta igualmente com um pacote de aplicações pré-instaladas abrangente, com aplicações para gestão de bibliotecas de música, vídeo e fotografia, bem como suporte para os formatos de música e vídeo mais populares.

O novo OpenSUSE é um bom exemplo dos resultados de uma tentativa de maior aproximação da comunidade de desenvolvimento em software livre ao utilizador doméstico, sem conhecimentos da barra de comandos.

Notícias Relacionadas:

2007-08-06 - Lenovo pré-instala SuSE Linux em portáteis ThinkPad
2007-02-22 - Saragoça adopta SUSE Linux e OpenOffice até 2008