A Opera Software está a desenvolver um novo browser que permitirá aos utilizadores darem comandos de navegação através de voz. Ainda sem data de comercialização, o novo browser é baseado em tecnologia ViaVoice da IBM que permite ao computador perguntar ao utilizador o que este pretende e registar a resposta vocal.




Numa demonstração, a Opera mostrou um laptop que ao ligar-se mostra a mensagem padrão em inglês "Olá sou o seu browser o que posso fazer por si?", explicando que quando este chegar ao mercado será suportado pelo Windows, mas a prazo estará disponível para sistema operativo Linux e a plataforma móvel Symbian, assim como noutras línguas.



Para que a comunicação se efectue sem problemas o utilizador terá de esperar que o computador faça as perguntas só podendo responder após um sinal sonoro, já que só depois deste sinal é que a máquina processa o pedido.



Para que o computador possa reconhecer a voz do utilizador e identificar palavras com determinada pronúncia ou sotaque é necessário ainda que este o "treine", lendo um conjunto de palavras ao microfone, que o computador registará e usará como base para decifrar comunicações futuras.



Na mesma demonstração foi encenada a compra de uma pizza através do PC. À frase "encomendar pizza" o computador respondeu com um formulário que automaticamente surge no ecrã para que o utilizador possa realizar o seu pedido. Nesta experiência foram visíveis algumas dificuldades de interpretação da voz que a Opera diz ter de melhorar, justificando que o sistema obedece a comandos simples, mas ganhará qualidade depois de terminado o trabalho de integração com a tecnologia da IBM, relata a Associated Press.



A Opera considera que as comunicações de voz com o PC são o futuro. Não só porque "essa é a forma de comunicação mais natural para os humanos, mas também porque se abre uma nova porta para pessoas com deficiências e incapacidade de escrever no PC", cita ainda a agência.



Notícias Relacionadas:

2003-10-14 - Browser Opera com nova versão em simultâneo para Windows, Linux, FreeBSD e Solaris

2003-04-14 - Opera apetrecha browser com novas funcionalidades para Windows e Linux

2001-05-16 - Opera renova parceria com IBM para fornecimento de software para browsers

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.