Com o travão do crescimento económico e a redução exponencial dos gastos em Tecnologias de Informação (TIs) por parte dos seus principais clientes, a Oracle está a aproveitar a exposição e série de conferência OracleWorld, que está a decorrer desde o dia 10 em São
Francisco e que irá terminar a 14, para promover os seus produtos e serviços
como uma forma de ajudar os negócios a diminuirem os seus custos gerais em TIs.

Em contrapartida, empresas concorrentes como a Microsoft consideram que a produtora de bases de dados está a efectuar comparações de preços que são enganadoras. Os produtos que estão a ser promovidos na edição de 2002 da OracleWorld incluem capacidades de clustering em servidores de aplicações e bases de dados da Oracle que, segundo a empresa, podem ajudar os clientes a poupar dinheiro ao permitirem-lhes que corram o seu software em grupos de servidores Intel relativamente barato, em vez de grandes máquinas Unix fabricadas pela Sun
Microsystems
e pela Hewlett-Packard.

A empresa de Larry Ellison está também a divulgar a Collaboration Suite, um pacote de aplicações de
produtividade que contém email e agenda, constituindo um produto
alternativo ao Microsoft Exchange e ao Lotus
Domino
da IBM. A Oracle revelou que planeia lançar no início do próximo ano uma actualização desse produto e que, segundo a qual, irá custar menos de metade do que a Microsoft cobra por um conjunto semelhante de produtos.

Outra das apostas da produtora de bases de dados passa por promover o Linux como uma plataforma adequada para correr as suas aplicações e
software, afirmando que o sistema operativo representa uma poupança adicional de dinheiro e concede aos clientes mais liberdade para personalizar o seu software do que o Microsoft Windows.

Tal como outras empresas do sector de software, a Oracle foi
severamente atingida pela depressão económica. Nos últimos quatro trimestres, a sua receita desceu 14 por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior, tendo representado o primeiro ano de descida da receita em toda a história da Oracle. Os lucros líquidos também desceram 14 por cento durante o mesmo período. A companhia espera que a sua mensagem de promoção de produtos e serviços com um preço baixo atraia novos clientes.

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