A Oracle acaba de apresentar o programa de migração para o servidor de e-mail Microsoft Exchange – Oracle E-mail Migration Service – e que visa responder à necessidade de reforçar a segurança das aplicações empresariais de email. Para usufruir deste programa, os utilizadores têm que substituir os seus vários servidores Microsoft pelo Oracle9i com Real Application Clusters, apesar do Microsoft Outlook continuar activo.



Para Larry Ellison, presidente e director executivo da Oracle, o objectivo não é fazer com que os seus clientes deixem de utilizar o Microsoft Outlook. Todavia, o serviço de email, ao contrário do que a maioria dos utilizadores poderá pensar, é uma importante base de dados, por isso, Larry Ellison sublinha a importância da questão da segurança e da susceptibilidade dos sistemas.



A Oracle afirmou recentemente em comunicado de imprensa que os servidores de email mais antigos, semelhantes ao Microsoft Exchange, não possuem os recursos de segurança que o Oracle9i apresenta. Por exemplo, se um dos servidores falhar, a utilização conjunta do programa de email com um cluster de equipamentos que utilizem a Base de Dados Oracle9i, possibilita que os outros funcionem normalmente e mantenham o serviço de correio electrónico.



O E-mail Migration Service assiste a mudança de vários servidores Exchange para apenas um sistema de email Oracle9i. Os dois serviços que disponibiliza, o Oracle E-mail Migration Assessment e o Oracle E-mail Migration Accelerator, permitem equacionar os benefícios económicos e a posterior transição rápida para o Oracle9i, respectivamente.



Segundo o fabricante o programa Oracle9i tem ainda um sistema de anti-vírus mais eficaz, já que, se podem eliminar os email infectados de uma só vez, e só num local de armazenamento, ao contrário do Exchange onde têm que se limpar inúmeros servidores de correio electrónico.




A própria Oracle afirma ter transitado para o Oracle 9i passando de 97 sistemas de e-mail espalhados em todo o mundo para um só sistema, com suporte de backup e recuperação. Com esta passagem a empresa calcula ter poupado 24 milhões de dólares (5,4 milhões de contos ou 27,3 milhões de euros). Por enquanto, esta aplicação apenas se encontra disponível nos Estados Unidos, embora se espere para breve a sua comercialização no resto do mundo.




Notícias Relacionadas:

2001-09-18 - Oracle revela nova ferramenta de programação em Java e XML para 9i

2001-09-10 - Oracle Portugal com nova sede e em crescimento

2001-06-27 - Oracle lança serviço online para pequenas empresas