Um pouco mais cedo do que o inicialmente previsto, a Oracle anunciou o lançamento no mercado do Oracle Application Server 10g, inaugurando a linha de produtos destinados a ambientes de computação em grelha.



Disponível através do site Oracle Technology Network para compra ou download gratuito sob licença de desenvolvimento, o Oracle Application Server 10g é oferecido nas edições Java, Standard e Enterprise, com respectivamente preços de 5.000 dólares por processador ou 100 dólares por utilizador, 10 mil dólares por processador ou 200 dólares por utilizador e 20 mil por processador ou 400 dólares por utilizador.



Segundo a fabricante, a nova versão oferece aproximadamente 600 novas funcionalidades, incluindo avanços na integração e na infra-estrutura de serviços Web. Entre os beta testers a redução de custos, o desempenho mais eficaz e a maior capacidade de gestão foram os benefícios apontados.



Baseada em open-standards, a gama de produtos do Oracle Application Server 10g proporciona uma plataforma capaz de suportar os diversos requisitos do e-Business, salienta a fabricante em comunicado, incluindo suporte a Java 2 Enterprise Edition (J2EE), software de portal empresarial, cache de alta velocidade, business intelligence, gestão de identidades, rápido desenvolvimento de aplicações, recursos wireless e serviços Web.



Com a adição dos recursos de computação em grelha, o Oracle Application Server 10g pretende ajudar os seus utilizadores a reduzir o tempo de trabalho, a mão-de-obra e o custo de gestão de TI, através da formação de pools de servidores, armazenamento e software standard, conforme a necessidade.



"Em última análise, as empresas passam a utilizar o poder de todo o seu sistema para todas as aplicações empresariais, em vez de adquirir mais capacidade para cada aplicação separadamente", explica a Oracle.



Notícias Relacionadas:

2003-11-26 - Estratégia grid computing da Oracle apresentada em Portugal

2003-09-26 - Oracle quer alargar base de clientes com 10g

2003-09-09 - Oracle aposta na computação em grelha com produtos 10g