A duplicação de linhas de produtos empresariais na Oracle parece ter os dias contados com o lançamento das aplicações Fusion no primeiro trimestre do próximo ano. Depois de ter adquirido nos últimos cinco anos três grandes fornecedores de ERPs, CRMs e pacotes de aplicações empresariais, a empresa de Larry Ellison vai agora avançar com um middleware comum, que conjuga o melhor de todos os mundos, garantiu o presidente da empresa na abertura do Oracle OpenWorld que ontem teve início em São Francisco.

“Em 2004 comprámos a PeopleSoft e passámos a ter dois ERPs e dois CRMs, depois comprámos a Siebel e a JD Edwards e vieram mais duplicações. […] Sabíamos que tínhamos que fazer uma nova geração de middleware e fundir as melhores qualidades de cada um, o que foi um trabalho duro, mas passados 5 anos conseguimos”, admitiu Larry Ellison.

Agora com um middleware moderno, baseado em Java, a Oracle vai avançar com um pacote de mais de 100 módulos das Fusion Applications, que começarão ainda este trimestre a ser instalados em alguns clientes seleccionados, estando disponíveis de forma geral no primeiro trimestre de 2011.

Mas, curiosamente, Larry Ellison não mostra pressa em vender estas aplicações aos seus clientes. “Estes 100 módulos vão estar disponíveis de forma simultânea. É a primeira vez que fazemos isto e espero não o voltar a fazer. É monumental”, confessou.

As metas de adopção não ultrapassam os 100 clientes até meados do próximo ano.
“Não estamos a apressar os clientes a mudar. Vamos continuar a investir nas plataformas Siebel, Peoplesoft e JD Edwards, assim como no eBusiness da Oracle, durante muitos anos”, garantiu o presidente da empresa.

Numa breve demonstração feita ainda durante o Keynote de abertura do evento de tecnologia, Larry Ellisson mostrou que o Fusion tem uma orientação mais virada à informação, mudando o conceito tradicional de ERP e CRM e tornando-se mais parecido com o Facebook. “Eu chamo-lhe a primeira Information Age application”, sublinha o presidente da Oracle.