O presidente do HM Revenue and Customs, organismo britânico que controla o pagamento de impostos e benefícios no Reino Unido demitiu-se, no culminar de um escândalo que colocou no centro da actualidade britânica a questão da protecção dos dados.



Uma normal troca de dados entre este organismo e a entidade responsável pela realização de auditorias nacionais que passava 25 milhões de registos de crianças beneficiárias, referentes a 7,5 milhões de famílias britânicas, não se completou quando os discos que guardavam a informação se extraviaram no envio.



Embora estivessem protegidos por senhas os discos, que seguiram num sistema de correio interno, não usavam outros mecanismos de segurança a proteger a informação que veiculavam, embora contivessem um conjunto de dados legais relevantes das famílias a que se referiam, incluindo números de conta bancária dos beneficiários envolvidos.



A operação de envio foi repetida e os dados chegaram ao destino, mas os dois primeiros discos não voltaram a ser recuperados. Uma investigação policial está a tentar apurar o que terá acontecido.



Notícias Relacionadas:

2007-03-30 - Hackers roubam informações de 45,7 milhões de cartões de crédito